Ministro da Saúde elogia gestão e atendimento do Huerb

Diretor do Huerb, Fabrício Lemos, apresenta balanço de atendimentos e cirurgias realizados pelo hospital (foto: Júnior Aguiar)

Durante visita ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) na tarde desta segunda-feira, 26, o ministro da saúde, Ricardo Barros, conheceu e elogiou a gestão da unidade. Barros esteve no local para visitar a obra de ampliação do hospital.

Em um encontro onde estiveram presentes parlamentares federais, servidores e gerentes do Hospital, o diretor-geral da unidade Fabrício Lemos apresentou dados relativos à estrutura e número de atendimentos realizados pelo Huerb.

O ministro enfatizou o fato de o hospital estar acima da média nacional com relação ao número de cirurgias realizadas e taxa de ocupação dos leitos.

“Ao avaliar a apresentação, pude perceber uma boa gestão dos recursos no sentido de produção em relação à estrutura disponível. A média nacional é de 1,5 cirurgia por dia por centro cirúrgico e aqui no Huerb nós temos de quatro a cinco cirurgias por dia, com uma taxa de ocupação de mais de 90%, quando a média do Brasil é de 60%. Isso demonstra que a estrutura está sendo bem utilizada para a população com os recursos disponíveis”, disse o ministro.

Segundo Fabrício Lemos, o apoio do Ministério da Saúde ao estado é fundamental. “Nós ficamos imensamente felizes com a parceria do governo federal em investir na saúde do nosso estado, mas é importante salientar o esforço do governo estadual para manter a saúde do Acre, investindo sempre para levar assistência adequada e com qualidade aos usuários do SUS”, afirmou.

Mais recursos para o estado

Dando continuidade à agenda de visitas ao estado, o ministro Ricardo Barros se reuniu com prefeitos e gestores de saúde de municípios, na Associação dos Municípios do Acre (Amac), para anunciar a liberação de recursos para o estado.

Serão R$ 6,45 milhões anuais para ampliar a assistência no estado, dos quais R$ 4,7 milhões serão destinados à Rede de Urgência e Emergência de Rio Branco e Cruzeiro do Sul e o restante para os serviços de atenção básica em 11 municípios. Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Senador Guiomard serão beneficiados com três ambulâncias para renovação da frota.

“Estamos muito satisfeitos com a liberação desses recursos que serão utilizados para custear a qualificação da central e a habilitação da unidade móvel aeromédica do Samu e os trabalhos de saúde da família, saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde de vários municípios do Acre, o que vai fortalecer cada vez mais a atenção básica do nosso estado e aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população”, garantiu o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter