O sentimento de gratidão, a fé e a esperança levaram vários fiéis a participar da procissão que encerrou o Novenário de Nossa Senhora da Glória, celebração religiosa mais tradicional do Vale do Juruá. São pessoas como Renato Pereira da Silva, que participou da procissão para agradecer uma graça alcançada.
“Nossa Senhora da Glória intercedeu por mim, eu já não tinha mais forças nas pernas e não conseguia andar, foi então que fiz um pedido para Nossa Senhora da Glória e consegui essa graça. Por isso esta é a segunda vez que venho à procissão em agradecimento e virei todos os anos, enquanto eu tiver vida”, disse o fiel.
O governador Tião Viana e a primeira-dama, Marlúcia Cândida, participaram da celebração ao lado do vice-governador César Messias e dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana.
A primeira-dama contou que dessa vez trouxe a mãe para acompanhar as atividades do novenário, e afirmou que esse é um momento no qual todos devem aproveitar para renovar a fé. “Este ano o novenário foi atípico porque tivemos uma chuva, mas essa é uma oportunidade para que as pessoas pratiquem a esperança”, pontuou Marlúcia Cândida.
A maior celebração da Amazônia Ocidental
César Messias, vice-governador, observou que o novenário de Nossa Senhora da Glória é a segunda maior concentração de católicos da Região Norte, perdendo apenas para o Círio de Nazaré, em Belém.
“É com muita alegria que a gente está aqui reunido com amigos e vendo como as pessoas vêm de outros municípios, porque hoje nós temos a ligação pela BR-364. Este ano, mesmo com a chuva, a população participou em massa, e graças a Deus isso traz paz e renova as esperanças”, destacou o vice-governador.
O senador Aníbal Diniz ressaltou que é gratificante saber que o Brasil tem uma diversidade cultural e religiosa grandiosa, e a procissão é um ato que todos os cristãos devem respeitar. “Esta celebração reflete o quanto o povo se une na hora de manifestar sua fé”, frisou Aníbal Diniz.
O senador Jorge Viana também esteve presente e declarou que este ano compareceu para agradecer pela recuperação da saúde de seu pai e para pedir ainda mais saúde para a família.
“Eu sempre venho porque é a maior celebração católica que temos na Amazônia Ocidental. É um encontro muito bonito a missa, e depois essa caminhada com a procissão. E eu venho para agradecer a Deus e a Nossa Senhora da Glória para que abençoe ainda mais o Juruá e as famílias mais pobres, e também aproveito para agradecer e pedir mais saúde para minha família”, concluiu o senador Jorge Viana.
Galeria de imagens