Pela primeira vez, o Festival Estudantil da Canção (FEC) realiza eliminatórias no interior. Realizado pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Fundação Elias Mansour (FEM) e Assessoria Especial de Juventude (Assejuv), a ideia é descobrir novos talentos.
Nesta quarta-feira, 21, uma das eliminatórias foi realizada no Centro Cultural de Brasileia. Participaram alunos do ensino médio das escolas Kairala José Kairala (KJK) e da escola rural Valéria Bispo Sabala.
Participaram da abertura das atividades o secretário-adjunto da SEE, Evaldo Viana, o assessor especial de Juventude, Weverton Matias, além de professores e gestores das escolas envolvidas no festival.
Ao todo foram inscritos 13 trabalhos, onde os alunos puderam mostrar todo o seu talento. Aconteceram interpretações de músicas gospel, sertaneja e vários outros estilos musicais.
De Brasileia sairá um finalista para a grande final, assim como dos demais municípios, exceção a capital, Rio Branco de onde sairão cinco finalistas e de Cruzeiro do Sul, onde serão selecionados três finalistas.
Para o professor Evaldo Viana, o festival é uma ação importante do governador Tião Viana que visa movimentar a juventude dos 22 municípios do nosso estado, buscando descobrir novos talentos dentro daquilo que eles mais gostam, que é a música.