Reunião de organizadores discute segurança, ordenamento do trânsito e garantia de transporte até o parque de exposições
A segurança, o ordenamento do trânsito e transporte público foram as pautas principais de importante reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 26, no estacionamento do Estádio Arena do Juruá, palco da realização da sétima edição da Expoacre Juruá, que vai acontecer no período de 1º a 4 de setembro.
Os coordenadores da Feira, Dudé Lima e Nena Mubárac, o comandante da Polícia Militar no Juruá, major Alves, o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Vans, Marcos Tadeu Melo, o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Eudes, o proprietário da empresa de ônibus Edacre Turismo, Ademar Colombo, e o representante do Departamento de Trânsito da prefeitura municipal, Joel Queiroz, acertaram os últimos detalhes para que tudo corra bem nos quatro dias de festa.
Para Dudé Lima, o sucesso da Expoacre Juruá depende das pessoas envolvidas na segurança, no trânsito e principalmente de um fluxo bem organizado do transporte coletivo. Segundo disse, havia certo receio com relação à logística de transporte da população para o local do evento, distante cerca de nove quilômetros do centro da cidade, mas a união de taxistas, mototaxistas, proprietários de vans e empresa de ônibus dá a certeza de que tudo vai correr bem.
O major Alves explicou que a segurança vai ser reforçada no local do evento e em seus acessos. Serão instalados dois postos de controle de trânsito, onde serão feitas vistorias nos veículos e ônibus – um nas proximidades do Sesc e outro no posto de fiscalização na entrada da AC-405. Também na volta dos veículos aos bairros serão feitas vistorias para tranquilizar o retorno da população aos seus lares. “Se necessário, vamos colocar um policial até mesmo dentro dos ônibus”, disse o major Alves. Serão 25 agentes de trânsito trabalhando nos acessos e uma média de 80 policiais na área do parque de exposições.
Ainda segundo o major, no próprio parque haverá um local de triagem, para aonde serão levados os que extrapolarem as normas da boa educação, onde serão tomadas as devidas providências.
O Detran, segundo Valdeci Dantas, vai fazer monitoramento direto a partir da rotatória da Cohab até o trevo da vila Santa Rosa, já na AC-405. Também haverá dois pontos fixos de abordagem orientando os motoristas com relação ao excesso de velocidade e ultrapassagem em locais proibidos.
Transporte mais barato
Ficou acertado que haverá um ponto fixo para vans e ônibus em frente à catedral com linha direta até o Estádio Arena do Juruá, com a tarifa de R$ 2. A corrida de mototáxi do centro até o parque vai ser tabelada em R$ 12. No período, as vans continuarão a cobrar os preços normais em seus trajetos habituais.
Parceria dá certo
O representante da prefeitura, Joel Queiroz, elogiou a parceria formada entre os interessados. “Trabalhando em parceria, tudo fica mais fácil. O prefeito autorizou uma linha especial e negociou com os transportadores. Nossos agentes estarão contribuindo na fiscalização do trânsito.”
Ademar Colombo, proprietário da Empresa Edacre Turismo, que mantém linhas de ônibus na cidade, disse que todos podem ir para a festa despreocupados, pois não vai faltar transporte. "Nós estamos colocando 12 ônibus à disposição.”
José Eudes, presidente dos mototaxistas, disse: “Agradecemos aos organizadores da Expoacre por ter nos convidado para participar da reunião. Em outros eventos éramos discriminados. Acho que o melhor é a harmonia e parceria entre todos os meios de transporte.”