Encerrados cursos de capacitação para pequenos empreendedores promovido pelo governo do Estado

Ação garantiu a formação, em diversas áreas, de 145 pessoas no Vale do Juruá

sepen_corte_escova_090711.jpg
 

sepen_ana_maria_e_elisabete.jpg

Os cursos de doces e salgados, horticultura, avicultura, e corte, escova e colorimetria deram a 145 pessoas em Cruzeiro do Sul e Feijó a capacitação necessária para tocarem pequenos negócios (Fotos: Flaviano Schneider)

O Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (Ceflora) encerrou os cursos da primeira fase de sua parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (Sepen). Os cursos de doces e salgados, horticultura, avicultura, e corte, escova e colorimetria deram a 145 pessoas em Cruzeiro do Sul e Feijó a capacitação necessária para tocarem pequenos negócios.

É o caso das colegas Ana Maria Gomes e Elisabete Maria Nascimento. No fim de semana, elas, juntamente com outros 18 participantes, concluíram o curso de corte, escova e colorimetria, que teve 200 horas de duração. As duas já trabalham em salões da cidade, mas com o que aprenderam se sentem seguras em abrir o próprio negócio.

Segundo Elisabete, nos salões elas trabalham por porcentagem e trabalhando por conta própria o lucro vai aumentar. Outro concluinte, Manoel Vasconcelos Borges, também já trabalhava no ramo. Na formatura, ele agradeceu ao governo do Estado e ao mediador Jerry Lee. Segundo Borges, o curso lhe ensinou muitas coisas novas, fazendo-o crescer em sua vida profissional.

Mostrando o que aprendeu, na noite da formatura, a turma de 20 aprendizes dividiu-se em quatro grupos, que apresentaram trabalhos com os temas alisamento, corte feminino e modelagem, e colorimetria e corte masculino, com demonstração de seis tipos de corte. Receberam também orientações finais com relação à higiene necessária com os materiais utilizados e o ambiente.

Também foram concluídas no bairro da Boca do Moa os cursos de horticultura e avicultura. O curso de doces e salgados foi encerrado no mês passado. Segundo o gerente do Ceflora em Cruzeiro do Sul, Evilasio Santos, os cursos são realizados através do Programa de Inclusão Socioprodutiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e deverão ser expandidos para os municípios de Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A União Municipal das Associações de Moradores (UMAM) firmou parceria com a Sepen para a identificação de potenciais microempreendedores que foram beneficiados com os quatro cursos. Também entraram na parceria a Pastoral Carcerária e o Poder Judiciário, que indicou três participantes dos cursos entre aqueles que estão no regime semiaberto.

Santos anunciou aos concludentes do curso de corte, escova e colorimetria que, terminado o trabalho do Ceflora, os novos profissionais teriam o acompanhamento da Sepen. E aconselhou: “Atuem, façam novas especializações. O mercado de trabalho está aberto aos bons”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter