A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) prorroga as inscrições do edital Cultura e Comunidade 2013. Os fazedores de cultura podem apresentar seus projetos até o dia 10 de janeiro de 2014. Produção, circulação, formação, leitura, memória, difusão, conservação, criação e eventos são as áreas contempladas.
Com financiamento do governo do Estado, por meio da FEM, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, o edital é de R$ 1 milhão. Para Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM, a ideia é reforçar a política cultural para fomentar o acesso de grupos e fazedores de cultura em todo Estado, bem como o fortalecimento da cadeia produtiva de cultura.
“A ideia com esse incentivo é de estimular os fazedores de cultura a realizarem suas produções artísticas, promovendo a diversidade cultural e ampliando o acesso a bens e serviços culturais. Os projetos têm qualidade, são merecedores de investimentos, além disso oferecem alternativas para o acesso das comunidades às linguagens artístico-culturais”, explicou Francis Mary, ressaltando um outro fator importante “os projetos mobilizam empregos diretos e indiretos, como um instrumento propulsor da economia e das atividades produtoras e de crescimento humano”.
O edital e seus anexos estão disponíveis no www.cultura.ac.gov.br. Os projetos podem ser entregues em diversos pontos em todo o estado. Os pontos de entrega são: na sede da FEM, na Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga em Epitaciolândia, Rádio Aldeia FM em Brasiléia, Museu de Xapuri, Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade ou Escritório da FEM, em Cruzeiro do Sul, Biblioteca Pública Estadual Anselmo Marinho Lessa, em Tarauacá, Casa de Leitura, em Feijó, Biblioteca Pública Estadual Luiza de Souza Ferreira de Paula, em Sena Madureira e Núcleo da Secretaria de Estado de Educação nos demais municípios.