Ex-aluno do Pronatec é sucesso na comercialização de alimentos

O "Point do Ney" é o local onde o ex-aluno do Pronatec vende seus churrasquinhos (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O “Point do Ney” é o local onde o ex-aluno do Pronatec vende seus churrasquinhos (Foto: Tamara Smoly/IDM)

O governo do Estado realiza formação profissional nos 22 municípios, abrangendo as áreas urbanas e rurais. Foram ofertadas, só este ano, mais de 15 mil vagas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM). José Ney Araújo fez o curso de churrasqueiro e hoje mantém sua família com a comercialização de alimentos prontos para o consumo.

José montou seu próprio negócio, na Rua Valdomiro Lopes, Bairro da Conquista – vende churrasquinho e acompanhamentos prontos, além de fazer entregas em domicílio. “O curso foi muito bom, já contratei uma pessoa e estou precisando de mais gente, chego a faturar R$ 10 mil por mês, o povo gosta do meu churrasquinho, não para de chegar gente para comprar”, disse o microempresário.

Muitas famílias tiveram suas vidas transformadas pela qualificação profissional. Esse percurso requer bastante empenho para vencer os desafios, onde muitos têm encontrado alternativas para a complementação de sua renda.

Os cursos ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e prefeituras locais.

A formação é ofertada, prioritariamente, para os participantes dos programas de transferência de renda do governo federal e jovens e adultos matriculados na rede pública de ensino.

Nesse ano, foram ofertados cursos de formação técnica e continuada em mais de 150 modalidades, em que o governo do Estado objetiva proporcionar aos jovens e adultos a inserção no mercado de trabalho, seja de forma autônoma em cooperativas.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “a qualificação profissional visa o desenvolvimento do potencial produtivo do cidadão acreano, resgatando a sua autoestima e contribuindo para a redução das desigualdades sociais, com a geração de emprego e renda”.

As próximas vagas para os cursos estarão disponíveis a partir de janeiro de 2014, nos Cras – localizados nos diferentes bairros de Rio Branco e municípios do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter