Jovens, adultos e crianças recebem óculos do programa Olhar Brasil

Foram distribuídos 180 óculos como resultado de consultas oftalmológicas em escolas do Juruá (Foto: Assessoria Sesacre)

Foram distribuídos 180 óculos como resultado de consultas oftalmológicas em escolas do Juruá (Foto: Assessoria Sesacre)

Alunos da rede pública do ensino fundamental e médio, bem como os do programa Brasil Alfabetizado, de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos, foram contemplados com óculos do projeto Olhar Brasil. A entrega ocorreu no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), em Cruzeiro do Sul, na última terça-feira, 3.

No total, foram distribuídos 180 óculos. Os beneficiados foram identificados durante consultas oftalmológicas realizadas pelos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na primeira semana de outubro deste ano, nas escolas contempladas.

O coordenador estadual do programa Saúde na Escola, Rutênio Sá, informou que, além de entregar os óculos, a equipe da Sesacre realizou outros 300 atendimentos oftalmológicos nas escolas de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Porto Walter, de 1 a 4 de dezembro.

“Esse projeto proporciona o aprendizado e diminui a evasão escolar. Além de melhorar a qualidade do ensino, melhora também a qualidade de vida das pessoas”, destacou Sá. Ele acrescentou que uma das prioridades do governo do Estado é garantir saúde e educação de qualidade para a população acreana, e os programas Olhar Brasil e Saúde na Escola oferecem isso às pessoas, principalmente aquelas que residem em locais onde o acesso é difícil.

O Programa Olhar Brasil teve início em 2009, com uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, com o intuito de capacitar os professores para identificar alunos que possuem limitações na visão, garantindo o direito de ter acesso à educação e saúde, resultando no bem-estar do indivíduo e no fortalecimento da cidadania. No Acre, o projeto já atendeu 16 municípios com mais de 13 mil consultas, além de distribuir cerca de 6.600 óculos mono e bifocais, para os alunos do ensino fundamental e médio e para os alunos do projeto Brasil Alfabetizado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter