Na última semana, uma equipe do Ministério da Educação (MEC) esteve no Acre fazendo monitoramento e avaliação dos cursos da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), realizados em sete municípios do Estado e concluiu que o serviço desenvolvido no Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), tem destaque nacional, o qual será mencionado no Fórum Educacional de Teresina (PI).
No Fórum será apresentada a avaliação das atividades aplicadas nos cursos realizados nos municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira, Porto Acre, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia.
De acordo a avaliação feita pela equipe do MEC, o IDM foi a única instituição do país que conseguiu ofertar estágio supervisionado nos cursos do e-Tec a distância, com o referencial mínimo de evasão e excelência no aproveitamento dos estudos.
A Rede e-Tec Brasil é um programa do governo federal, realizado pelo governo do Acre, que visa à oferta de educação profissional e tecnológica na modalidade a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, destinados a egressos de escolas públicas.
A formação a distância alcança trabalhadores que não têm tempo diário disponível para estudar. “O curso técnico é oferecido dentro de uma concepção moderna global, dentro da lógica do mundo digital e tem inserido muitos profissionais no mercado socioprodutivo,” enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
No próximo ano, o governo do Estado vai ampliar a oferta dos cursos do e-Tec para 20 municípios do Acre. Em 2013 foram ofertadas 765 vagas, que serão replicadas para três mil em 2014, com 22 cursos em diferentes áreas.