Buscando incentivar a participação de professores da rede pública de ensino, incluindo as redes municipal, estadual e federal, a Universidade Federal do Acre (Ufac) lança nesta sexta-feira, 29, no site www.ufac.br, dois editais para cursos de especialização semipresenciais que trabalharão a temática racial fora e dentro das escolas.
“História e Cultura Afrobrasileira e Africana”, com carga horária de 360 horas, irá explorar conteúdos que buscam aprimorar o conhecimento sobre as matrizes africanas inseridas na realidade brasileira, observando também as influências afrobrasileiras em áreas econômicas, políticas e sociais.
O segundo curso, intitulado “Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Escola”, terá 420 horas de trabalhos voltados para os debates sobre preconceito no âmbito escolar, e como as políticas pedagógicas podem contribuir para reverter este quadro.
Teresa Almeida Cruz, uma das professoras envolvidas nos cursos, explica que “o apoio da universidade vem para aumentar no ambiente escolar os debates voltados para as relações étnico-raciais no Brasil, o que estabelece de forma clara e concisa a conexão existente entre identidade étnico-racial na educação”.
Ambos os cursos, que disponibilizarão inscrições on-line, também irão abordar o devido trabalho que deve ser feito nas escolas pela Lei nº 10.639, que estabelece diretrizes e bases para o ensino obrigatório sobre História e Cultura Afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio.