Acrelândia e Porto Acre recebem Fóruns de Segurança Pública

Prefeito de Acrelândia, Jonas Dalles, fala sobre as necessidades do município (Foto: Assessoria Sesp)

Prefeito de Acrelândia, Jonas Dalles, fala sobre as necessidades do município (Foto: Assessoria Sesp)

O governo do Estado, dando seguimento aos Fóruns Comunitários de Segurança Pública, realizou nos dois últimos dias os fóruns em Acrelândia e Porto Acre – terça, 26, e quarta, 27, respectivamente. Os encontros fazem parte do Plano Estadual de Segurança e são um dos princípios e metas estabelecidos no Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Este é o segundo ciclo de fóruns, que se encerra ainda este mês. A equipe da Secretaria de Segurança Pública percorreu vários municípios para formular políticas junto às comunidades, respeitando as peculiaridades de cada cidade. Em Acrelândia e Porto Acre foram eleitos os novos delegados.

“Nosso compromisso é que cada município do Estado tenha seus representantes no Fórum de Segurança Pública. Finalizando a escolha dos representantes, vamos partir para a prática, e todos passaram por um processo de capacitação. Esse é um tipo de monitoração social sobre as atividades e decisões públicas”, explica Emanuel Viana, coordenador dos fóruns.

Acrelândia recebeu nos últimos dias ações diretas de atividades de segurança, como a Operação Cidade Tranquila, e deve ainda ter mais demandas atendidas pelas forças de segurança do Estado, que incluem as polícias Civil e Militar, Detran, Corpo de Bombeiros e equipe da Secretaria de Segurança.

População de Porto Acre compareceu ao fórum para reivindicar soluções para os crimes ocorridos na cidade (Foto: Assessoria Sesp)

População de Porto Acre compareceu ao fórum para reivindicar soluções para os crimes ocorridos na cidade (Foto: Assessoria Sesp)

Já em Porto Acre, a população foi ao fórum levar suas necessidades em todas as áreas da segurança. Os secretários presentes receberam uma lista com as demandas. Ainda no próprio fórum já colocaram soluções para vários pontos.

“Estamos aqui para conhecer diretamente as necessidades dos moradores, ouvindo deles mesmos quais os pontos críticos na segurança do município. Uma das principais reclamações é a falta de efetivo, mas com o fim do curso de formação de policiais já agora em dezembro, poderemos aumentar esse efetivo da Polícia Militar”, diz o secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner.

O fórum contou ainda com participação do coronel José Anastácio, comandante-geral da PM, de Emylson Farias, secretério de Polícia Civil, do major Estephan, comandante do 5º Batalhão da PM – regional que cobre parte de Rio Branco e todo o município de Porto Acre -, e do prefeito da cidade, Carlinhos da Saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter