Regularização fundiária é tema do “Fala, Secretário”

O diretor-presidente do Iteracre foi o entrevista do programa Fala, Secretário (Foto: Alamara Barros)

O diretor-presidente do Iteracre foi o entrevistado do programa “Fala, Secretário” (Foto: Alamara Barros)

O programa “Fala, Secretário”, da TV Aldeia, canal 2, recebeu na manhã desta terça-feira, 26, o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figuerido.

Durante o programa, Glenilson explicou como funciona o programa de regularização fundiária do governo do Estado. Ele ressaltou que o título de capitalização não é apenas um documento assinado e entregue aos proprietários de terras – vai muito, além disso: existe todo um envolvimento de parceiros como prefeituras, Incra, Ministério Público do Estado, Terra Legal, Tribunal de Justiça e cartórios e, conta ainda com o trabalho dos técnicos para a concretização dessas entregas.

“A regularização fundiária deu início em 2001, somente nas zonas rurais, quando surgiu o Iteracre. Graças ao empenho e esforço do governador Tião Viana, hoje o programa se expande em todo o Estado, alcançando grandes avanços, como a entrega de títulos já registrados em cartório”, explicou o diretor-presidente.

Com o programa de Regularização Fundiária, o governador Tião Viana garante à população que morava em áreas sem título a segurança de posse e benefícios como linha de créditos, e a inclui em outros programas de governo.

Ainda para este ano está confirmada a entrega de 1.400 Títulos de Regularização em Vila Campinas, e em Brasileia, 1.500 títulos. A Comunidade Ramau Garapeia irá receber 400, Sena Madureira, 498 e Rodrigues Alves, mais 400, totalizando a entrega de mais de quatro mil títulos.

Atualmente, o Iteracre trabalha em 12 bairros, que até 2014 serão contemplados pelo programa. Até agora, mais de oito mil títulos já foram entregues. Na manhã desta terça-feira, 26, o governador Tião Viana entrega 250 títulos no Conjunto Habitacional Pedro Roseno, e neste sábado, 30, mais 700 no bairro Boa União.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter