Projeto Bombeiro Mirim formou 600 estudantes em 2013

Cerimônia de conclusão do Curso de Bombeiro Mirim em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Cerimônia de conclusão do Curso de Bombeiro Mirim em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Em 2010, o então comandante do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (4º Becif) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Acre, major Moisés, idealizou o Projeto Bombeiro Mirim, iniciando uma turma com 45 estudantes de escolas públicas na faixa de 12 a 14 anos, em Cruzeiro do Sul.

A semente plantada cresceu. Imediatamente apoiado pelo governador Tião Viana e pelo comando-geral do CBM, o projeto hoje está em seis municípios, chegando em 2013 a mais de 600 estudantes.

Neste sábado, o 4º Becif encerrou a 4ª edição do projeto em Cruzeiro do Sul certificando 150 estudantes – das quais 40 meninas -, sendo 30 deles de Tarauacá. O curso durou dez meses, três vezes por semana, com atividades de educação física, futebol, piscina e participação em aulas, em que os estudantes recebem noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania, respeito aos símbolos nacionais, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, informática, higiene pessoal e educação ambiental, entre outros. Os estudantes também têm seu desempenho escolar acompanhado.

Durante a festa de encerramento, a alegria é evidente nos olhos dos estudantes, com a exibição da banda de música do 61º BIS, com o lanche e as atividades esportivas. Por parte dos pais, muita satisfação. A dona de casa Valdilene Saraiva Farias conseguiu inscrever o filho, José Fernando, e a filha, Kailane, e ficou impressionada com o resultado na vida deles. “Eles tinham muita vontade de participar, e aprenderam muito. Estão mais comportados. Na escola, Kailane é aluna-estrela e José Fernando também tem boas notas. Queria que eles continuassem… Pena que já acabou.” Kailane destaca: “Aprendi a ajudar o próximo, aprendi a nadar, pratiquei esporte e participei de aventuras”.

Valdilene Farias com os filhos José Fernando e Kailane: "Pena que acabou" (Foto: Onofre Brito)

Valdilene Farias com os filhos José Fernando e Kailane: “Pena que acabou” (Foto: Onofre Brito)

Seleção

O tenente Marcos Coutinho, coordenador-geral do projeto no Estado, explica que a seleção dos estudantes é feita pelas próprias escolas. Eles devem ter de 12 a 14 anos, frequentar escolas públicas municipais ou estaduais e ter média 7. O projeto funciona em seis municípios: Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Tarauacá, Sena Madureira e Rio Branco. A meta do governo do Estado é, segundo Coutinho, atingir no mínimo mil alunos até 2014.

O comandante do CBM do Acre, coronel Flores, prestigiou a formatura dos bombeiros mirins. Ele lembra que o projeto agora é um programa do Estado e o alcance da formação dos estudantes é imensurável: “O governo entra com o conceito de cidadania, vendo a importância de se firmarem conceitos morais e valores nas crianças”, disse. Segundo o coronel, o governo permite firmar parcerias com apoiadores individuais ou empresas para incluir a sociedade na iniciativa.

Uma das apoiadoras, empresária Beatriz Cameli, fala de seu interesse em auxiliar causas como essa: “Ser jovem é um momento difícil, e é preciso que todos colaborem. Eu sinto que uma parte da responsabilidade é minha, e também quero contribuir para que os jovens se desenvolvam da melhor maneira possível”.

O comandante do 4º Becif, major Marcelo Araújo, anunciou que no ano que vem serão abertas mais cem vagas para a região de Cruzeiro do Sul, com a abertura de uma turma em Rodrigues Alves.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter