O esporte para pessoas com deficiência estará em evidência durante a realização das Paralimpíadas Escolares 2013, que acontecem de 25 a 29 de deste mês, em São Paulo. A delegação do Acre é composta por 48 alunos/atletas e 36 profissionais, totalizando 84 pessoas.
O objetivo do evento é promover o acesso e o desenvolvimento do desporto paralímpico em seus diversos níveis. A delegação acreana, que embarca na madrugada deste sábado para São Paulo, é formada por estudantes de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Senador Guiomard.
O Acre participa da competição nas modalidades de natação, tênis de mesa, futebol de sete e atletismo. A abertura oficial será dia 25, no auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi.
O coordenador dos Jogos Paralímpicos do Acre, Geison Morais, destaca que durante todo o ano os alunos treinam para participar dessa competição nacional, que envolve cerca de 1.300 alunos/atletas, e ressalta ainda que os detentores dos melhores índices da competição têm a possibilidade de serem contemplados no programa Bolsa Atleta.
“Nossa expectativa é que nossos atletas obtenham os melhores resultados e conquistem medalhas e principalmente se sintam incluídos na sociedade através da participação esportiva”, disse.
O coordenador de projetos da Secretaria Adjunta de Esporte, Petronilo Lopes, o “Pelezinho”, ressalta que o governo do Estado fomenta a valorização desses atletas, incentivando a superação dos limites muitas vezes impostas pela deficiência.
“Estamos otimistas com os resultados, mas sabemos que o mais importante é esses atletas se sentirem valorizados e a interação que terão com desportistas de outros Estados”, finalizou.