O convite, uma visita, a ideia, o intercâmbio cultural, e surge um projeto. Assim se pode sintetizar a missão da primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida, à vizinha cidade boliviana de Cobija na quinta-feira, 21. A arquiteta, responsável pelo projeto de iluminação da capital acreana, foi convidada pela prefeita de Cobija Ana Lucia Reis Melena, para sugerir um projeto para decorar a “Perla del Acre”, como é chamada a cidade.
Ao atravessar a ponte Brasil-Bolívia, uma recepção com a banda musical local e a entrega da declaração de hóspede ilustre de Cobija. A primeira-dama, acompanhada da secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, e da arquiteta Carol Sgola, conheceu vários projetos sociais desenvolvidos no município, que tem mais de 50 mil habitantes.
A primeira parada foi no Centro Infantil Municipal, que atende em tempo integral crianças com menos de quatro anos de idade. Em seguida visitaram a Casa da Mulher, instituição que recebe mulheres vítimas de violência. “Damos apoio também na defesa das crianças, e à mulher, psicologicamente, moralmente, para que ela possa ser inserida na sociedade e seguir adiante”, explica Jhenny Ticona, secretária de Gênero.
O grupo também visitou o Centro de Artesanato local, que faz móveis com garrafas pet, e a empresa de alimentos que prepara a merenda escolar. A agenda incluiu ainda entrevista para a Rádio Nacional e a imprensa local.
À tarde foi o momento de conhecer os locais que receberão a iluminação de Natal. A Casa Intercultural, um prédio com contornos modernos, recentemente inaugurado, foi o primeiro. Ele fica em frente à conhecida escultura em homenagem à luta dos seringueiros, que usavam carroças de boi para transportar a borracha, que também recebeu sugestão de iluminação. Do outro lado da rua, outro monumento a ser decorado é o que homenageia os três heróis pandinos da “Batalha da Bahia”, na luta em que saíram vitoriosos na Revolução Acreana.
“Eu me sinto muito lisonjeada de saber que o Acre está colaborando com Cobija nessa troca de experiências, podendo mostrar como, com o material que eles têm aqui, de iluminação, de mangueiras de led, toda a estrutura, enfeitar as árvores, valorizar os traçados dos prédios, as praças e como dar visibilidade a isso no Natal”, diz a primeira-dama do Acre.
O Parque Pinhata, importante centro de recreação onde será instalada a árvore de Natal, recebeu atenção especial. “É produtivo porque acabamos, nessa relação entre os dois países, fazendo muitos projetos bons. Por exemplo, agora na visita da primeira-dama ela já está fazendo todo o desenho, todo o apoio para deixar esta cidade muito linda no Natal”, comenta Ana Lucia Reis Melena, prefeita de Cobija.
A análise terminou na prefeitura, onde foram concluídas as ideias, com todas as imagens e conhecimento dos locais para que o projeto de decoração seja elaborado e executado. “Estamos agradecidos e agora vamos implementar as ideias que nos foram trazidas do Brasil e tratar sempre de melhorar e estar compartilhando o que há entre o Estado do Acre e Cobija”, conclui Carlos Dan Perez, arquiteto que executará a proposta.
Galeria de imagens