Neste mês de novembro, os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo realizaram visitas técnicas a diferentes localidades turísticas de Rio Branco, Xapuri, Assis Brasil, Brasileia e Inãpari (Peru), com o objetivo de conhecer as estruturas dos pontos turísticos e fazer um inventário sobre os serviços que as localidades disponibilizam para receber turistas.
O módulo do curso de Guia de Turismo está sendo mediado pelo Técnico em Turismo formado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), Oziel Barbosa, que tem incentivado os alunos a realizar um inventário turístico e conhecer a vivência local. O curso é ofertado pelos governos federal e do Estado, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do IDM.
A turma se forma em dezembro deste ano. Os alunos estão realizando práticas de estágio e, conforme o desempenho, os maiores de 18 anos poderão ser contratados pelas empresas de turismo locais. Eles estarão habilitados a realizar trabalhos de guia dentro do Estado e poderão encaminhar os turistas para outros guias, em outras localidades do Brasil e do exterior.
As atividades práticas consistem em conhecer os potenciais turísticos regionais, sua história e cultura, para, assim, recepcionar o turista, acomodar e acompanhá-lo em atividades, trabalho que deve ser feito com responsabilidade e profissionalismo.
Em Xapuri, os alunos visitaram o memorial Chico Mendes e o Seringal Cachoeira, conheceram a prática do arvorismo (esporte que consiste na travessia entre plataformas no alto das árvores, com obstáculos como escadas, pontes suspensas e tirolesas nas camadas mais altas da floresta) e realizaram trilhas. Em Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, com a integração de Brasil, Bolívia e Peru, conheceram a riqueza, a história e a cultura locais.
Com investimentos na formação profissional, o governador Tião Viana tem beneficiado muitos jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho. “O Acre possui belezas naturais que devem ser conhecidas e preservadas, e o seu potencial de turismo deve estar preparado para receber visitantes dos outros Estados do país e também do exterior”, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Edna Araújo, moradora da Transacreana, km 18, cursa o ensino médio no horário da tarde e o curso Técnico de Guia de Turismo pela manhã. Edna menciona que está gostando muito das atividades. “É sempre bom a gente conhecer o nosso lugar, aprender mais. Eu amo o Acre. Essa formação foi a melhor coisa que o governo fez para a gente, hoje tenho uma boa qualificação e estou pronta para trabalhar.”