O Departamento Estadual de Pavimentação (Depasa) concluiu nesta quinta-feira, 14, mais um curso de treinamento em espaços confinados para equipes que realizam a manutenção da rede de esgoto da capital. A atividade é uma orientação do Ministério do Trabalho que exige que os profissionais que trabalham nessa atividade saibam lidar tanto com equipamentos de segurança quanto com situações em que seja necessário o resgate de um colega.
O curso, oferecido pela equipe de Segurança do Trabalho do Depasa e Corpo de Bombeiros, qualificou mais 14 profissionais para visitação em espaços confinados. Paulo Sérgio do Nascimento foi um dos alunos. “Nosso trabalho tem muito risco por causa dos gases que ficam na rede. Hoje eu já sei o que fazer”, disse Paulo.
Quem trabalha na manutenção da rede coletora de esgoto está exposto a contaminações com vários tipos de gases. É necessário saber manusear os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Respiratória (EPEs). Um descuido ou descumprimento das normas de segurança pode ser letal.
“Essa é a segunda turma que qualificamos. Isso é uma experiência que vai além do trabalho. Segurança do trabalho é útil para o dia a dia de qualquer pessoa. Sempre procuramos atualizar e qualificar os profissionais que trabalham a serviço do Depasa”, disse Josinete, técnica em Segurança do Trabalho do Depasa.
O diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita, participou da cerimônia de encerramento da qualificação. Ele destacou que segurança deve ser levada a sério. “A segurança em serviços confinados é realmente preocupante, principalmente para quem desce em PVs [Poços de Visita]. A gente quer dar condições para que essas equipes façam o trabalho da melhor forma possível. O Depasa vai continuar com o programa de segurança do trabalho também em outras áreas, isso é muito importante”, afirmou Mesquita.