Alfabetização: mudando os rumos das vidas de jovens e adultos

Por meio das ações alfabetizadoras é possível reverter uma situação negativa e incluir socialmente jovens e adultos (Foto: Assessoria SEE)

Por meio das ações alfabetizadoras é possível reverter uma situação negativa e incluir socialmente jovens e adultos (Foto: Assessoria SEE)

“Recebi a visita da equipe do Alfa 100 em 2011, ano em que iniciei meus estudos. E me faltam palavras para dizer o quanto isto tudo tem sido maravilhoso na minha vida. Não ter sido capaz de ler, ou mesmo de escrever meu próprio nome, é algo que agora não consigo nem mais imaginar. A pessoa que não pode dar nem receber uma informação está perdida no mundo.”

A felicidade no depoimento de Francisco Soares, 32 anos, é a mesma que sentem todas as pessoas que, na idade adulta, conseguem reverter uma situação negativa e mudar suas vidas por meio dos estudos, feito comemorado nacionalmente nesta quinta-feira, 14, Dia Nacional da Alfabetização.

Antes da ação do programa alfabetizador Movimento de Alfabetização do Acre – Mova/Alfa 100, Francisco era parte de um quadro em que estão inseridos mais de 13 milhões de brasileiros, cerca de 8,7% da população, de acordo com informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a dados do ano de 2012.

Mais de 90 mil pessoas já foram alfabetizadas no Acre

O compromisso do governo do Estado com a Educação e com a alfabetização de jovens e adultos destacou-se com o surgimento do Mova/Alfa 100, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceria com o governo federal, com público-alvo sendo a população a partir de 15 anos de idade ou mais.

O Mova começou sua atuação em 2000 e, três anos depois, com a criação do Brasil Alfabetizado pelo governo federal, foi implantado no Acre o programa Alfa 100, fazendo referência ao centenário acreano e ao objetivo de ter uma população cem por cento alfabetizada.

 Os programas alfabetizadores do Acre foram responsáveis por beneficiar mais de 90 mil pessoas desde 2000 (Foto: Assessoria SEE)

Os programas alfabetizadores do Acre foram responsáveis por beneficiar mais de 90 mil pessoas desde 2000 (Foto: Assessoria SEE)

Com a união dos dois programas, 116 mil pessoas já foram beneficiadas em todo o estado, e destas, mais de 90 mil conseguiram aprender a se comunicar por meio da linguagem escrita, tendo inclusive concluído o ensino médio.

Metodologia da alfabetização

O programa tem duração de oito meses, com duas horas diárias de aula, totalizando uma carga horária de 320 horas, sendo que o educador não tem vínculo empregatício com a SEE e recebe uma bolsa no valor de R$ 250 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

E, além da alfabetização, o MOVA/Alfa 100 possibilita a continuidade dos estudos, caso de Francisco Batista Camilo, 52 anos, que deu continuidade aos seus estudos este ano. Francisco já era alfabetizado, mas, devido à necessidade de trabalhar muito cedo, teve que abandonar os estudos para gerar sustento familiar.

Francisco foi criado em seringais e teve que sair de casa muito cedo. Ele narra sua história: “Com apenas 13 anos de idade já tinha deixado minha casa. Mas acredito que tudo acontece dentro do seu tempo, Deus tem um plano para tudo e todos, e estou tentando aproveitar esta nova oportunidade. Nunca é tarde para nada nessa vida”.

{xtypo_rounded2}

O Mova atendeu, no período de 2000 a 2012, 56.688 alfabetizandos; destes, 35.054 foram alfabetizados;

O Programa Alfa 100 matriculou entre 2003 e 2012 cerca de 128.893, tendo alfabetizado 65.296 pessoas;

Total de matrículas de 2000 a 2012: 185.581;

Total de alfabetizados de 2000 a 2012: 100.350.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter