O governo do Estado dá seguimento aos fóruns comunitários de segurança pública em 18 municípios. Na manhã de hoje, 12, foi realizado o de Capixaba. Os fóruns fazem parte do plano estadual de segurança e dos princípios e metas estabelecidos no plano nacional de segurança pública do Ministério da Justiça.
Tendo seu segundo ciclo se encerrando no fim deste mês, a equipe da Secretaria de Segurança Pública percorreu vários municípios para formular políticas junto às comunidades, respeitando as peculiaridades de cada cidade.
“Estamos realizando a eleição dos novos representantes em cada município, além de instalar o fórum nas cidades de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Juruá, e estamos aqui para eleger os novos representando capixabenses”, explica o coordenador dos fóruns, Emanuel Viana.
A gestão da segurança pública no Acre está centrada na articulação de três processos: a integração, que diz respeito às decisões; a regionalização, que se refere à descentralização da ação; e a participação, na qual entram, principalmente, os fóruns como instrumento de atuação compartilhada entre agentes de segurança e comunidade.
“Estamos felizes com esse importante instrumento que o Estado nos proporciona na participação efetiva na deliberação de propostas para a segurança em nossa cidade”, diz o prefeito Otávio Vareda, de Capixaba.
“Nossa principal meta com a realização dos fóruns é estabelecer uma relação próxima com a comunidade, que conhece a realidade local e sabe onde estão os principais gargalos em relação às atividades de segurança”, esclarece Reni Graebner, secretário de Estado de Segurança Pública.
Na última semana, foram instalados os fóruns de Mâncio Lima e Rodrigues Alves e eleitos novos representantes em Senador Guiomard. Ainda este mês, Acrelândia, Bujari e Assis Brasil também elegerão seus novos representantes.
Galeria de imagens