Governo investe na produção de coco no Vale do Juruá

Renda anual dos produtores pode chegar a 12 mil reais com o plantio do coco (Foto: Gleilson Miranda/ Secom)

Renda anual dos produtores pode chegar a 12 mil reais com o plantio do coco (Foto: Gleilson Miranda/ Secom)

No sábado, 9, o governador Tião Viana entregou 20 mil mudas de coco aos moradores do Vale do Juruá. Com essa etapa, ultrapassa a marca das 80 mil mudas, que beneficia um total de 530 famílias. “A gente fica feliz por ver que o governo está se aplicando ao máximo, no sentido de contribuir para melhorar a vida das pessoas”, diz Aníbal Diniz, senador.

Este é o terceiro ano que o governo faz essa entrega das mudas, além de oferecer assistência técnica e adubação da terra para que a produção seja diversificada. “O produtor tá  aproveitando essa terra adubada para fazer a diversificação de culturas como o milho, a melancia que é uma cultura rápida de três meses, a verdura e a própria roça no mesmo espaço, para garantir a renda e melhorar de vida”, explica Franco de Melo Gomes, coordenador do escritório da Seaprof em Cruzeiro do Sul.

As mudas vêm da cidade de Souza, na Paraíba. São mais de quatro mil km para chegar a essa região, que até a década de 70, exportava coco, que chegava até o estado do Pará. Atualmente, são 60 mil plantadas, numa área de 312 hectares. Com cada hectare plantado, o produtor terá de cinco a 12 mil reais de renda anual. “Isso quer dizer que nós estamos próximos de ter uma indústria do aproveitamento do coco no Juruá, para gerar emprego para a juventude e oportunidade para a economia da região”, conclui Tião Viana, governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter