Meio Ambiente é homenageado na Assembleia Legislativa do Acre

Edegard de Deus entrega uma homenagem a um dos servidores do Imac (Foto: Assessoria/Aleac)

Edegard de Deus entrega homenagem a um dos servidores do Imac (Foto: Assessoria/Aleac)

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, sessão solene em homenagem aos órgãos ambientais do Acre – Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), em especial o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pelos serviços prestados ao Estado. A homenagem foi fruto de um requerimento apresentado pelos deputados Ney Amorim (PT) e Marileide Serafim (PSL) e reuniu servidores, técnicos e gestores.

Representando o governador Tião Viana no ato, o ex-diretor do Imac e atual secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, parabenizou a deputada Marileide Serafim pela iniciativa de homenagear o instituto e discorreu sobre a política ambiental adotada no Acre, que, de acordo com o secretário, visa a proteção e o uso sustentável da floresta, gerando emprego e renda para a população local.

Edegard, presidente do Imac nos dois mandatos do ex-governador Jorge Viana, relembrou os princípios norteadores daquela época que rendem resultados até hoje: “Nossas florestas são nossas maiores riquezas, e um dos conceitos adotados pelo então governador Jorge Viana, à época, foi seu uso de forma sustentável. Tivemos que construir uma política ambiental para este Estado, que antes não exista”, declarou.

O secretário de Meio Ambiente pontuou como fundamental a construção do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), um dos instrumentos mais completos de política ambiental. O ZEE tem se destacado como uma das principais ferramentas utilizadas para orientar as políticas públicas da Amazônia, definindo as potencialidades e a fragilidade do território.

“O zoneamento foi importantíssimo nesse projeto, pois nos deu uma radiografia de nossas riquezas e a dimensão do uso correto delas, sem prejuízo para o meio ambiente. Hoje, conseguimos preservar 87% das nossas florestas, e este mandato do governador Tião Viana, além de potencializar o uso da floresta, tem incentivado o uso sustentável dos 13% das áreas abertas com piscicultura, criação de pequenos animais, florestas, plantas, fruteiras e outros”, declarou o secretário.

O atual presidente do Imac, Fernando Lima, agradeceu a homenagem prestada pela deputada Marileide, destacou os relevantes serviços prestados pelo instituto nesses últimos anos e parabenizou toda a equipe do órgão pelo desempenho nos serviços prestados, além de reafirmar o compromisso da direção com o desenvolvimento do Estado.

“Fizemos o licenciamento da “Cidade do Povo” e do “Centro de Piscicultura” – citando esses dois apenas para mostrar que o Imac sempre está presente nos grandes empreendimentos do Acre”, declarou.

A deputada relembrou o tempo em que trabalhou no Imac e elogiou os serviços prestados por todos os servidores da instituição. “É uma honra muito grande ter feito parte dessa equipe tão dinâmica e responsável. O Imac tem contribuído muito com o Estado”, declarou.

O vice-presidente da Aleac, Moisés Diniz, foi outro parlamentar que elogiou o Imac: “O comprometimento dos servidores é evidente e é por isso que as coisas dão certo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter