Centro Socioeducativo Juruá aposta na profissionalização dos adolescentes

Unidade de Cruzeiro do Sul reduziu problemas internos com a valorização dos cursos profissionalizantes (Foto: Assessoria ISE)

Unidade de Cruzeiro do Sul reduziu problemas internos com a valorização dos cursos profissionalizantes (Foto: Assessoria ISE)

O Centro Socioeducativo Juruá, localizado em município de Cruzeiro do Sul, celebrou na última quarta-feira, 6, a formatura de 20 adolescentes dos cursos profissionalizantes de Operador de Computador e de Eletricista Predial, ministrados, respectivamente, pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os participantes receberam, na presença da família, os certificados com carga horária de 160h.

As vagas disponíveis nos cursos são oriundas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), possibilitando a cada aluno uma ajuda de custo, materiais didáticos e uniformes.

De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo Juruá, Erisson Cameli Santiago, o principal objetivo em valorizar a profissionalização na unidade é impedir a reincidência dos adolescentes em conflito com a lei. “Essas atividades dão chances para conquistar um trabalho e evitam que eles se envolvam na criminalidade. Os resultados já são sentidos com uma diminuição no índice de comportamentos indevidos. As agressões estão praticamente escassas. Afinal, quando eles ficam obsoletos, aumenta a possibilidade do surgimento de problemas e é isso o que combatemos”, aponta.

Socioeducandos durante aula teórica do Curso de Eletricista Predial (Foto: Assessoria ISE)

Socioeducandos durante aula teórica do Curso de Eletricista Predial (Foto: Assessoria ISE)

Erisson também destaca o esforço da equipe em tornar a socioeducação mais eficaz. “Os agentes socioeducativos são muito exigidos com a movimentação desses cursos, no entanto, reconhecem que deixaram de ter vários problemas de contenção. Já os técnicos e professores colaboraram com a documentação para que os meninos fossem matriculados e garantiram o acompanhamento das aulas”, afirma.

Para o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, o Pronatec é a passagem mais digna dos adolescentes para o mercado de trabalho. “Nossos parceiros abraçaram a causa e estão provocando uma verdadeira revolução nas unidades. Para 2014 temos a confirmação de mais cinco mil vagas destinados às medidas socioeducativas. Além desses jovens, queremos contemplar as famílias e também a comunidade, como uma forma de socioeducação preventiva”, declara.

Outros cursos – Atualmente, a unidade também está recebendo o curso de Montagem de Móveis, pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), com carga horária de 160h. A próxima capacitação está prevista para iniciar no dia 2 de dezembro, com a temática Montagem e Manutenção de Computadores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter