Unidade de Saúde da Transacreana utiliza sistema online para marcar consultas

Caso seja necessário, logo após a consulta, o paciente também recebe os medicamentos (foto: Diego Gurgel/Secom)

Caso seja necessário, logo após a consulta, o paciente também recebe os medicamentos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os moradores da Vila Verde, comunidade localizada no quilômetro 58 da rodovia Transacreana, já não precisam se deslocar até a cidade para marcar consultas no Hospital das Clínicas do Acre (HC). O serviço de marcação online está disponível na unidade de saúde da família do Projeto Figueira, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Prefeitura de Rio Branco.

Maria Brasil é servidora pública na capital acreana e participou das capacitações necessárias para operar o Sistema Estadual de Regulação Médica (Sisreg). Ela fala como essa nova ferramenta vai agilizar os atendimentos e diminuir as filas nos centros de saúde da capital. “O paciente que marcar a consulta aqui não tem a necessidade de se deslocar para o Hidalgo de Lima ou para o Barral y Barral. Ele só precisar comparecer ao HC na data e na hora marcadas”, disse.

“Com esse sistema a pessoa já sai daqui sabendo quando deve procurar o HC”, disse Gorete (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Com esse sistema a pessoa já sai daqui sabendo quando deve procurar o HC”, disse Gorete (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Diariamente, cerca de 30 pessoas são atendidas pelos profissionais da unidade de saúde. Além disso, a comunidade da Transacreana conta com 11 agentes comunitários de saúde, que realizam as visitas domiciliares. O posto de atendimento conta com um médico clínico-geral e um dentista realizando os atendimentos, todos os dias, de maneira intercalada. Caso seja necessário, o paciente também recebe os medicamentos logo após a consulta.

Gorete de Souza, enfermeira, era responsável por encaminhar todas as solicitações de consulta dos hospitais e maternidades da capital ao Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA). A servidora afirmou: “Com esse novo sistema, nós mesmos marcaremos as consultas e a pessoa já sai daqui sabendo quando deve procurar o HC. Agora, os moradores de comunidades distantes terão acesso a um serviço mais ágil”.

A unidade de saúde do Projeto Figueira funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, para consultas, marcação de consultas e exames no HC, e solicitação do cartão do Serviço Único de Saúde (SUS).

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