O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de São Paulo (Dieese-SP) estará no Acre para realizar a Oficina de Planejamento da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS/Acre (Menp/SUS/Acre). O evento irá ocorrer nos dias 6 e 7 deste mês, das 8 às 18 horas, na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Rio Branco.
A Menp/SUS/Acre é composta pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), da Fazenda (Sefaz), de Gestão Administrativa (SGA) e de Articulação Institucional (SAI), além de representantes dos vários sindicatos que representam médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros trabalhadores da saúde.
Durante a oficina, serão tratados assuntos como a importância da negociação coletiva e suas características no setor público, a situação do trabalho em saúde no Acre e prioridades da Menp/SUS/Acre, além das diretrizes e estratégias a serem tomadas.
De acordo com o diretor executivo da Sesacre, Irailton Lima, a Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS/Acre tem como uns dos seus principais objetivos garantir o funcionamento e acesso ao SUS. “Uma das principais metas é ofertar aos usuários um serviço de saúde humanizado, com eficácia e qualidade para a população, e também instituir processos negociáveis de caráter permanente, para tratar de conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho no âmbito do SUS”, enfatizou.