Instituto de Traumatologia e Ortopedia já tem 70% da área física construída

Engenheiro explica ao governador em que etapa está a construção do Into (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Engenheiro explica ao governador em que etapa está a construção do Into (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na manhã desta segunda-feira, 4, o governador Tião Viana acompanhou como está o andamento da construção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), um centro de especialização e serviços para a população.

As fundações e cobertura estão sendo encerradas agora. Em seguida serão feitos o fechamento do prédio e instalações internas. Isso representa 70% da área física já construída.

Quem olha de fora pode pensar que falta muito, mas ao caminhar pelos três quilômetros da galeria dá para perceber como a obra está avançada. Na parte de subsolo, todas as instalações elétricas, hidráulicas e eletrônicas estão em andamento, numa moderna obra de engenharia e construção.  “Numa eventual necessidade de manutenção, não interfere no funcionamento do hospital”, explica Manoel Domingos Alves Neto, engenheiro residente da obra.

O prédio também é projetado para reaproveitar a água da chuva, que será recebida, captada, tratada e depois encaminhada para áreas que não precisem de água potável.

“Nós vamos ter um grande centro de referência de doenças traumatológicas, de problemas de trauma, de doenças neurocirúrgicas da região Norte, que vai estar instalado aqui no Acre”, diz Tião Viana. Com o funcionamento do Into será possível ainda zerar a transferência de pacientes na área de traumatologia e ortopedia no Acre. A meta é inaugurar a unidade no dia 4 de abril de 2014.

Into no Acre

Galeria de três quilômetros no subsolo vai abrigar as redes elétrica,hidráulica e eletrônica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Galeria de três quilômetros no subsolo vai abrigar as redes elétrica,hidráulica e eletrônica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Localizado na Br-364, próximo ao Hospital das Clínicas,  o terreno possui uma área de 20 mil metros quadrados. Os investimentos são de R$ 31 milhões, dos quais 10% são contrapartida do Estado. 

O projeto abrigará ambulatório com dezenove consultórios e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas salas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação, sendo onze de terapia intensiva, oito de hospital-dia e 49 leitos de enfermarias (adulto e infantil). Tem ainda setor de imagem e de laboratório, serviços e área para atividades lúdicas e educativas de reabilitação, oficina ortopédica, auditório e centro de estudos, fisioterapia e hidroterapia com cais flutuante para caiaques, terraço, rampa táctil e espaço para exercícios ao ar livre, junto ao açude.

As cirurgias serão realizadas em salas com estrutura moderna e confortável, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar, e oferecerá serviços médicos em 13 especialidades ortopédicas.

Veja o vídeo

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter