O Hospital das Clínicas vai abrir duas vagas para residência em oftalmologia. O edital será lançado em breve. A proposta já recebeu a avaliação e aprovação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e os representantes do órgão estiveram reunidos com o governador Tião Viana nesta sexta-feira, 1°.
Keila Monteiro Carvalho, do CBO, foi encarregada, ao lado de José Beniz, de fazer a inspeção do hospital para verificar as condições para a homologação do curso de residência médica em oftalmologia. “Nós avaliamos de forma positiva a proposta e o hospital está apto a oferecer as vagas. Além de preceptor responsável, há contrato com uma clínica particular que vai oferecer os equipamentos tecnológicos necessários”, explica. Eduardo Vellozo, médico oftalmologista, será o preceptor responsável pelos residentes.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia tem como missão fundamental a promoção da saúde visual e ocular da população. Para atingir essa meta, o Conselho desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas e também na defesa de suas prerrogativas profissionais. “O conselho é responsável pela prova e titulação dos especialistas. Após a conclusão da residência, que foi previamente aprovada, é necessário que o residente faça uma prova para avaliar a formação”, disse Keila.