Nesta semana os alunos do curso técnico em Mestre de Obras do Instituto Dom Moacyr realizaram uma visita técnica na obra de construção da sede do Ministério Público do Estado. O curso é ofertado pelos governos federal e do Acre, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O curso de mestre de obras tem 32 participantes, escolhidos pelo critério de menor renda, por meio do CadÚnico. O Instituto Dom Moacyr (IDM) tem profissionalizado centenas de jovens e adultos para a inserção no mercado de trabalho. As áreas de saúde e serviços são as mais procuradas, pelo seu caráter empregatício cada vez mais promissor. O curso é realizado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, e tem como pré-requisito a efetivação de atividades práticas em edificações.
Dentre as atribuições do mestre de obras estão: o gerenciamento da obra, acompanhar o projeto de infraestrutura; prezar pela segurança e integridade física e o bom convívio de todos.
Orleir de Lima, técnico em Edificações, trabalha na obra de construção do MPE e realiza a mediação com os alunos segundo ele: “Mesmo antes do curso muitos já tinham um pouco de experiência e agora com a prática qualificada eles vão ser melhor valorizados no mercado de trabalho”.
Paulo Romeu Cordeiro, morador do bairro Adalberto Aragão, já trabalha na área da construção civil como pintor, e está fazendo o curso de mestre de obras para complementar a sua profissão. “Sou autônomo, quero arrumar um emprego de mestre de obras, meu preço é justo, já que faço um serviço de qualidade. Essa ação é uma das melhores coisas que o governador Tião Viana fez, muita gente está garantindo a sua profissão.”
Maria Célia de Souza, moradora do Residencial Santo Afonso, aluna do curso de mestre de obras, disse que sempre teve vontade de obter mais conhecimentos sobre construção. “Sei que é o início de um grande aprendizado, aqui os que já entendem da área me ajudam, pretendo trabalhar inicialmente como encarregada, até chegar a mestre de obras.”
Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho é uma ação de governo que fortalece a renda das famílias e possibilita melhor qualidade de vida. Ao acompanhar alunos em diversas comunidades temos presenciado a satisfação de todos em participar dos cursos.”