Grupo de gestantes “Vida” atua no amparo socioeducativo das “mamães de primeira viagem”

Anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã, o Centro de Formação Tucumã – que engloba os bairros Rui Lino, Mocinha Magalhães, Primavera e Universitário -investe no amparo socioeducativo do grupo “Vida”, que dialoga com oito gestantes, sendo a maioria “de primeira viagem”, na faixa etária dos 18 aos 25 anos, para a troca de experiências e informações. Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 8h30 às 10h30.

As futuras mamães recebem orientações de enfermeiros e técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas, desde o começo do mês de setembro. Porém, o grupo permanece aberto para outras gestantes, incluindo os acompanhantes que vão participar da hora do parto, que pode ou não ser alguém da família.

Cada encontro é direcionado para um tema específico, como os direitos das grávidas, sexualidade,  amamentação, cuidados com a higiene do bebê, vacinas, teste do pezinho, sintomas do parto e outras recomendações, no qual a equipe multiprofissional aborda o assunto numa roda de conversa junto às grávidas que fazem o pré-natal em alguma unidade de saúde da rede pública.

“A proposta é de que as pacientes participem e interajam ao máximo, contando e dividindo as suas experiências e até mesmo os receios, o que acaba também nos pautando para esclarecer as dúvidas. Se há necessidade de trazer algum profissional que não tenhamos no quadro da unidade, fechamos parcerias com as universidades para auxiliar nesse trabalho”, explica a coordenadora Kaidra Moura.

Serviço: Grupo de gestantes “Vida”, no Centro de Formação Tucumã (anexo a UPA) – das 8h30 às 10h30 – Rua Noroeste, S/N – Conjunto Tucumã I – Bairro Distrito Industrial

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter