Centenas de visitantes do Brasil e exterior já estão na Aldeia Nova Esperança, localizada às margens do Rio Gregório, em Tarauacá, para prestigiar a 12ª edição do Festival Yawa. Os festejos são realizados de 25 a 29 deste mês e incluem uma vasta apresentação que remetem à cultura e às expressões dos povos indígenas Yawanawá.
Leia mais Mariri Yawanawá – Festividade expõe uma cultura ativa na Amazônia brasileira |
O governador Tião Viana, juntamente com sua equipe, já está a caminho da aldeia. O governo do Estado, parceiro dos organizadores do evento, atua como articulador e incentivador das políticas e iniciativas de resgate à cultura, além de favorecer o fortalecimento das tradições e apoio na geração de renda para a comunidade.
O festival conta com uma estrutura de 16 casas, incluindo hospedagem para sete pessoas cada, contando ainda com duas casas com capacidade para mais de 30 pessoas e área de camping para barracas. Estima-se que cerca de 800 pessoas participem dos festejos.
Toda a programação do evento está fundamentada em manter viva a memória do povo Yawanawá, suas danças, rituais, costumes, tradições e língua. O caráter cultural, espiritual e a identidade étnica do festival proporcionam o fortalecimento da cultura indígena e a aproximação com outras etnias e convidados da sociedade.