Alunos da Escola Estadual de ensino Fundamental Maria Lima de Souza, vencedores da décima sexta Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2013 (OBA), foram premiados na manhã desta quarta-feira, 23, no pátio da referida escola, localizada no entorno dos bairros da Várzea, Cobal e Remanso. Foram entregues cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, totalizando dez alunos medalhistas.
Para a professora de Ciências, Soraia Herculano, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola, a premiação é um incentivo para as crianças continuarem a desenvolver o interesse pela matéria. Para os alunos, o resultado é um estímulo ao processo de aprendizagem.
Este é o primeiro ano que a escola participa do concurso e cerca de 306 alunos do turno da manhã participaram. A prova é aplicada em todo território nacional, no mês de maio, para estudantes do ensino fundamental e médio. A avaliação foi composta de dez questões sendo cinco de astronomia, três de astronáutica e duas sobre energia.
Ana Cleide Theodoro, gestora da Escola Maria Lima, comenta sobre o trabalho desenvolvido para os sucessos em 2013: “Temos uma equipe com gestores capacitados e um quadro de professores muito bom, que contribuem com essas vitórias, resultado do trabalho que fazemos em conjunto com os alunos, contribuindo para o crescimento e a qualidade do ensino de nossa comunidade”, salientou a gestora.
De acordo com o edital da OBA, o exame deve ser realizado na própria unidade de ensino e um dos objetivos é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Para a aluna Emily Lima participar pela primeira vez da Olimpíada e ser vencedora é um esforço digno. “Nos dedicamos muito. Passamos mais tempo na escola, pedindo a professores das diversas áreas que nos auxiliassem nas dúvidas existentes. Assim, o reconhecimento por meio da nossa conquista é muito gratificante”, comentou a aluna.
Além do destaque obtido na OBA 2013, a escola também foi premiada com o primeiro lugar no futsal feminino na fase regional dos Jogos Escolares e medalha de ouro no atletismo nas categorias prova de peso, salto à distância, corrida de cem e mil metros.
Aline Pereira, aluna esportista, comenta da satisfação de fazer parte de uma equipe de futsal feminino, quebrando preconceitos existentes na sociedade. “Vencer a fase regional, estadual e ainda ficar em terceiro lugar em nível nacional, mostra que meninas também podem participar de modalidade realizada anteriormente por homens. Isso quebra o preconceito e mostra que somos vencedoras”, afirma.
O coordenador regional de Educação, Zequinha Lima, atribui o sucesso das escolas cruzeirenses ao esforço e empenho do tripé governo do Estado, equipe escolar e alunos. “Essa premiação não tem sido diferente das conquistas alcançadas nos anos anteriores. Fruto de um trabalho de longos anos de investimento na educação, por meio do governo do Estado, na área de formação, planejamento e acompanhamento do envolvimento dos funcionários que abraçam a causa e do talento dos alunos”, disse o coordenador.