Produtores de Santa Rosa do Purus recebem apoio para fortalecer a atividade agrícola

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa do Purus firmaram parceria (Foto: Assessoria Seaprof)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa do Purus firmaram parceria (Foto: Assessoria Seaprof)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa do Purus firmaram parceria com o objetivo de impulsionar as atividades voltadas ao setor de produção agrícola.

Na quarta-feira, 23, o titular da Seaprof, Lourival Marques Filho, a equipe técnica da secretaria, o superintendente do Banco da Amazônia, José Roberto da Costa, o superintendente do Incra, Idésio Franke, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), Manoel Cumaru, estiveram em Santa Rosa do Purus, numa reunião com mais de 200 produtores, discutindo a melhor forma para que as políticas públicas voltadas ao setor sejam desenvolvidas.

Santa Rosa do Purus é limitado ao sul com o Peru, a leste com Manoel Urbano e a oeste com Feijó. O município, juntamente com os vizinhos Manuel Urbano e Sena Madureira, faz parte da Regional do Alto Purus. Em 2010 sua população era de 4.612. Devido à falta de acesso por estrada, são muitas as dificuldades para implementar ações governamentais, mas na área de produção Santa Rosa não ficou de fora de nenhum dos programas do governo de Tião Viana.

“O objetivo é fortalecer a parceria do governo do Estado com o movimento social de Santa Rosa e alavancar a produção com fomento aos empreendimentos produtivos para gerar autonomia na produção de alimentos de qualidade, gerando renda para as famílias”, disse Lourival Marques Filho.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rosa, Jabens Prudêncio Pereira Machado, coordenou a reunião que permitiu aos produtores rurais exporem suas dificuldades, suas necessidades. “Há muito tempo estávamos precisando de uma reunião como essa e o compromisso dessas instituições com o nosso produtor”, avaliou.

Já está  agendado para o dia 5 de novembro a ida ao município dos técnicos da Divisão de Crédito da Seaprof para em um mutirão atender todos os produtores (Foto: Assessoria Seaprof)

Já está agendado para o dia 5 de novembro a ida ao município dos técnicos da Divisão de Crédito da Seaprof para em um mutirão atender todos os produtores (Foto: Assessoria Seaprof)

José Roberto da Costa garantiu que o Banco da Amazônia pretende até o fim do ano atender cerca de 100 projetos de crédito. “Com o apoio da Seaprof e do Sindicato nós vamos alcançar essa meta e devemos contratar ainda este ano”, garantiu. Já o superintendente do Incra, Idésio Franke, garantiu apoio para regularização de lotes e titularização das terras.

Já está agendado para o dia 5 de novembro a ida ao município dos técnicos da Divisão de Crédito da Seaprof para, em um mutirão, atender todos os produtores interessados em acessar crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos produtores familiares e assentados da reforma agrária. O programa oferece as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.

Uma equipe técnica será contratada para a assistência técnica aos produtores. Essa é uma questão que o secretário Lourival Marques Filho tem buscado resolver, e até o início de 2014 dois técnicos serão contratados. Também estão sendo desenvolvidas ações do Programa Brasil Sem Miséria, como, por exemplo, a produção de mel, a instalação de estufas para a produção de hortaliças, o incentivo à produção de açúcar mascavo, de suinocultura, a doação de três matrizes e um reprodutor, e incentivo à criação de galinha. No total, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDA) pretende investir R$ 630 mil somente em Santa Rosa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter