Sociedade Filosophia apresenta conceito de imersões em palestra acadêmica

Como parte da programação da 4ª Semana de Filosofia, promovida por acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Sociedade Filosophia – um dos grupos temáticos da Biblioteca da Floresta – apresentou em palestra, nesta terça-feira, 22, o conceito das Imersões ao Nosso Tempo e Espaço Originais, atividade psicofilosófica inédita no país.

As Imersões ocorrem desde 2008 no Seringal Cachoeira, em Xapuri (Foto: Arison Jardim/Secom)

As Imersões ocorrem desde 2008 no Seringal Cachoeira, em Xapuri (Foto: Arison Jardim/Secom)

O evento ocorreu no Cine Teatro Recreio e reuniu acadêmicos do curso de Filosofia da Ufac e demais interessados. A palestra foi ministrada pelo moderador-geral da Sociedade Filosophia e diretor da Biblioteca da Floresta, Marcos Afonso Pontes, idealizador das imersões.

Realizada desde 2008 no Seringal Cachoeira, a atividade já reuniu cerca de 400 pessoas em suas oito edições. Os participantes passam mais de 50 horas na floresta percorrendo trilhas guiadas por Nilson Mendes – primo de Chico Mendes -, conversando com indígenas e seringueiros e em atividades culturais como forró tradicional e sarau musical e poético.

“A imersão procura estabelecer um laço identitário com nosso tempo e espaço amazônicos, estimulando a ideia de que apenas os que compreendem onde estão e como estão entendem e transformam seu tempo e seu espaço”, explica Marcos Afonso.

A Sociedade Filosophia foi fundada em 2008 e é o primeiro grupo temático da Biblioteca da Floresta. Com o objetivo de debater as ideias dos maiores pensadores da história, suas reuniões ocorrem quinzenalmente aos sábados, das 16 às 18 horas, no auditório da biblioteca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter