Semana Nacional de Ciência e Tecnologia expõe tendas com temas do evento

Na tenda da ciência, estudantes mostram e exemplificam as etapas de funcionamento de um motor de quatro tempos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na tenda da ciência, estudantes mostram e exemplificam as etapas de funcionamento de um motor de quatro tempos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Três tendas foram montadas na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Cada tenda trabalha um dos temas trazidos pela semana de atividades – ciência, saúde e esporte. “No espaço da ciência, as pessoas terão a oportunidade de saber mais sobre física e formatação de computadores, além de ver que a ciência e a tecnologia não ficam restritas apenas aos laboratórios”, explica a coordenadora do evento, Vasti Quintana.

Um espaço também foi reservado exclusivamente ao esporte. Segundo a coordenadora do evento, as tendas da SNCT esperam a assídua participação da população. “A tenda de esporte oferece várias atividades recreativas. Escolhemos realizar o projeto na Praça da Revolução, por ela oferecer uma grande movimentação de estudantes e da comunidade em geral, além de ser de fácil acesso”, ressalta.

O estande da saúde também é de grande abrangência, pois mostra a função das oleaginosas da região, remédios manipulados e fitoterápicos e plantas medicinais, além da importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do autoexame na prevenção do câncer de mama. “Pensamos em algo exclusivamente para chamar atenção das mulheres, já que estamos em meio ao Outubro Rosa, principal campanha que difunde a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama”, disse Vasti.

Os visitantes foram orientados sobre o poder da copaíba, planta medicinal que possui poder cicatrizante, anti- inflamatório e antisséptico (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os visitantes foram orientados sobre o poder da copaíba, planta medicinal que possui poder cicatrizante, anti-inflamatório e antisséptico (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Em visita à feira, Luciano Borges, que é médico, falou da necessidade de difundir esses conhecimentos a população. “Como médico, me preocupo muito com a automedicação. Se as pessoas soubessem do poder cicatrizante da copaíba, por exemplo, evitariam tomar remédios equivocadamente”, explica.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Minghelli, as atividades realizadas durante a semana têm como principal função popularizar e democratizar a ciência. “Esse é o momento que temos de mostrar para a comunidade que o conhecimento científico e tecnológico ajuda a vida das pessoas. Assim, as pesquisas realizadas durantes anos passam a ter sentido, pois têm finalidade social prioritariamente”, afirma.

As tendas continuam na Praça da Revolução, bem no centro de Rio Branco, de 22 a 26 de outubro, das 9 às 21 horas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue com uma série de atividades. A programação completa pode ser acessada no site www.sect.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter