Tendas do Conhecimento: curiosidades, informação e interação

Mais de 300 alunos que visitaram a exposição ficaram interessados principalmente pelos experimentos de física (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

Mais de 300 alunos que visitaram a exposição ficaram interessados principalmente pelos experimentos de física (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

A ciência, por si só, já é divertida. Mas fica ainda melhor quando é  possível ver a teoria na prática. Nesta terça-feira, alunos de diversas escolas públicas de Rio Branco puderam vivenciar experiências de ciência e tecnologia nas “Tendas do Conhecimento”. A atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem a intenção de popularizar a ciência, aproximando a comunidade das instituições ligadas à ciência e à tecnologia do Estado.

No espaço, organizado na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, os participantes têm acesso a informações sobre medicamentos fitoterápicos e manipulados, utilização de óleos extraídos de plantas da Amazônia, além de realizar observação microscópica de parasitas e receber orientação sexual e de prevenção ao câncer de mama e vivenciar fenômenos físicos como, por exemplo, a energia estática.

A estudante Bruna Lima aprendeu o que é energia estática (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

A estudante Bruna Lima aprendeu o que é energia estática (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

Bruna Lima é  aluna do primeiro ano do ensino médio do Colégio Rio Branco (CERB) e gostou da experiência. “Gostei porque aqui a gente pode ver e participar, diferente da sala de aula que ficamos apenas assistindo. A escola deveria proporcionar essas experiências que incentivam o aluno.”, afirmou.

Opinião compartilhada pelo professor de física do Colégio de Aplicação, Marcelo Lima, que levou a turma do primeiro ano do ensino médio da instituição para visitar as Tendas do Conhecimento. “Aqui a gente percebe o quanto a prática chama a atenção do aluno e como é necessário inovar na forma de ensinar. O contato com a prática é fundamental no processo de ensino aprendizagem”, analisa o professor.

As Tendas do conhecimento despertaram a atenção de pessoas de todas as idades (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

As Tendas do Conhecimento despertaram a atenção de pessoas de todas as idades (Foto: Daigleíne Cavalcante/Sect)

O pequeno Nathan de Paiva, de apenas nove anos, passava pela praça com a família quando teve a oportunidade de olhar, pela primeira vez, uma imagem microscópica. “Aprendi muita coisa aqui e acho que, quando crescer, quero ser cientista”, afirmou o menino com olhar sonhador de quem acabou de descobrir o quanto o conhecimento é importante.

As Tendas do Conhecimento ficam abertas à visitação até o próximo sábado, 26. Além das exposições, quem passar por lá poderá  participar de atividades de esporte, como ginástica laboral, treinamento funcional, massagem antiestresse e apresentação de capoeira. A noite tem observações astronômicas, realizadas pelo grupo de astronomia Gama Hidra e cinema ao ar livre, que exibirá filmes sobre astronomia, astronáutica e ciências espaciais. A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está disponível no site www.sect.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter