Affonso Romano de Sant’Anna e Francisco Gregório Filho no Encontro de Escritores e Leitores

O contador de histórias Gregório Filho participa da programação no bate-papo e com a oficina Práticas Leitoras e Narrativas Populares (Foto: Val Fernandes)

O contador de histórias Gregório Filho participa da programação no bate-papo e com a oficina “Práticas Leitoras e Narrativas Populares” (Foto: Val Fernandes)

Edição especial do Encontro de Escritores e Leitores comemora os 75 anos da Academia Acreana de Letras (ALL). Para celebrar a data, a programação traz como convidados os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Francisco Gregório Filho, nos dias 22, 23 e 24 deste mês, na Filmoteca Acreana da Biblioteca Pública.

O Encontro de Escritores e Leitores tem por finalidade promover a interação entre autores e leitores. O tema é Leitura & Arte na Atualidade. Gregório Filho abre a programação na terça-feira, 22, às 20 horas. Já o bate-papo com Affonso Romano de Sant’Anna, será na quarta, 23,  no mesmo horário, com a presença de escritores da Academia Acreana de Letras e Gregório Filho.

“A ideia do encontro é contribuir para o exercício da cidadania, na medida em que permite ao indivíduo a compreensão do significado das vozes que se manifestam no debate social e cultural no meio em que a obra é produzida”, explica Clodomir Monteiro, presidente da Academia Acrena de Letras.

O projeto terá sessão de autógrafos com os dois escritores, na Livraria Nobel (Via Verde Shopping), na quarta, 23, a partir das 15 horas.

Gregório Filho encerra a programação com a oficina “Práticas Leitoras e Narrativas Populares”, na quinta-feira, 24, das 8 às 12 horas, na Filmoteca Acreana.

O Encontro de Escritores e Leitores é uma ação do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PreCult), do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). A participação de Affonso Romano de Sant’Anna no encontro é uma realização da empresária Solene da Costa em parceria com a Academia Acreana de Letras, com o patrocínio da Livraria Nobel e FAAO, e apoio da FEM, Casa Civil do Gabinete do Governador, Secretaria de Estado de Educação e Procuradoria Geral do Estado.

Francisco Gregório Filho

Um bate-papo com Affonso Romano de Sant’ Anna sobre o tema Leitura & Arte na Atualidade (Foto: Divulgação)

Um bate-papo com Affonso Romano de Sant’Anna sobre o tema Leitura & Arte na Atualidade (Foto: Divulgação)

Francisco Gregório Filho nasceu em Rio Branco, no Acre. Formado em artes cênicas, pela UNIRIO, atuou como ator e diretor. Foi gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música, rádio e teatro. Foi presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour. Na década de 1990, começou a se dedicar às questões da leitura. Foi um dos organizadores do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, implantado em 1992, na Biblioteca Nacional (1992 a 1996). Desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias para educadores sociais, estudantes e profissionais de diferentes áreas. Como contador de histórias se dedica a um repertório voltado para os contos populares brasileiros. Criou a rede da Casa de Leitura no Estado do Acre. Gregório Filho se aposentou na Fundação Biblioteca Nacional em maio deste ano, após 40 anos de serviços públicos prestados.

Affonso Romano de Sant’Anna

Nasceu em Belo Horizonte (MG). Fez parte dos movimentos que transformaram a poesia brasileira, sempre interagindo com grupos inovadores e construindo sua própria linguagem e trajetória. Como poeta e cronista, foi considerado pela revista “Imprensa”, em 1990, como um dos dez jornalistas formadores de opinião por desempenhar atividades no campo político e social que marcaram o país nos anos 60.

Casa-se, em 1971, com Marina Colasanti, escritora e jornalista. Lança, em 1980, o livro de poesias “Que país é este?”, cujo poema título é publicado com destaque pelo Jornal do Brasil. Em 1984, assume no Jornal do Brasil a coluna anteriormente escrita por Carlos Drummond de Andrade. Em 1990, nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de oito milhões de volumes).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter