Rio Branco comemora o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Haverá exibições em mais de 230 cidades do país e Rio Branco receberá o evento com o lançamento da Mostra Anima Rio Branco, sob curadoria de Italo Rocha e Marcelo Zuza. O evento será às 19 horas, no Cine Recreio.

Dia Internacional da Animação, 28 de outubro é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais.

A ideia é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. A mostra faz um panorama da animação brasileira. Serão ao todo duas horas e meia de exibição.

Além das exibições da mostra oficial, nos dias que antecedem a programação nestas cidades, acontecerão várias atividades como mostras infantis, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva e visual, assim como oficinas, debates, palestras e exposições.

Ao todo, 30 países como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito participarão das celebrações na forma de intercâmbio das mostras.

A realização é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) que, em Rio Branco, conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e Artrio.

Anima Rio Branco – A ideia de lançar a Mostra Anima Rio Branco no evento, segundo seus realizadores, é uma forma de visibilizar a produção local.

“Já exibimos nossas produções na mesma mostra. Este ano, fizemos uma seleção mais trabalhada. Nosso objetivo é começar a fomentar a ideia e transformá-la num projeto maior. Serão exibidos oito curtas, que darão um olhar do que é produzido aqui”, explica Italo Rocha.

Acesse a programação nacional e internacional: http://www.abca.org.br/dia/mostras-2/

{xtypo_rounded2}

Filmes da Mostra Anima Rio Branco

1 – “Xadrez”, de Binho Marques e Silvio Margarido

2 – “O Nascimento do Amor”, de Marcelo Zuza e Italo Rocha

3 – “Bem-vinda ao Acre”, de coletivo de alunos da Usina de Arte João Donato

4 – “Sr. Mário Nete em: Subindo a Escada”, de Guilherme Kiehl Noronha

5 – “Oficina de Animação”, de coletivo de alunos da oficina livre da AAPA

6 – “Mutações”, de coletivo de alunos da Usina de Arte João Donato

7 – “Cabelos de Ouro”, de Marcelo Zuza e Italo Rocha

8 – “Awara Nane Putane”, de Sergio de Carvalho

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter