SEPMulheres realiza oficina metodológica para instrutores de projeto social

No encontro, os participantes puderam conhecer novas realidades e trocar experiência na área da qualificação profissional específica para mulher (Foto: Assessoria SEPMulheres)

No encontro, os participantes puderam conhecer novas realidades e trocar experiência na área da qualificação profissional específica para mulher (Foto: Assessoria SEPMulheres)

O governo está em fase de execução do projeto “Inclusão Social e Autonomia das Mulheres do Estado do Acre”, que prevê a capacitação profissional de mulheres de baixa ou nenhuma renda de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Para assegurar o seu sucesso, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), responsável pela gerência do projeto, realizou nesta quarta-feira, 16, uma oficina metodológica com todos os representantes das instituições envolvidas e os instrutores que darão as aulas profissionalizantes.

Durante todo o dia, na sala e reuniões da SEPMulheres, os participantes receberam informações aprofundadas sobre o projeto, seus objetivos, o público alvo e a metodologia de gênero a ser abordada nas capacitações. O encontro também permitiu que eles pudessem conhecer novas realidades e trocar experiência na área da qualificação profissional e políticas públicas específicas para as mulheres. Na ocasião foram pactuadas entre os presentes as metas a serem cumpridas no primeiro semestre de 2014.

Segundo a diretora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Roseiane Silveira, a oficina metodológica serviu para fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade. “Foi mais do que uma reunião discursiva sobre métodos didáticos, foi um encontro de fortalecimento da Rede”, afirmou.

“Este foi um momento de integração da rede de parceiros que compõem o projeto e que atende as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Serviu para aproximar os profissionais das instituições afins, além de permitir que trocássemos experiência e pudemos nos visualizar dentro do organograma de atendimento e acolhimento das mulheres do Acre”, disse a representante do Instituto Dom Moacyr, Anieliza Gomes.

A coordenadora do Projeto na SEPMulheres, Conceição Cabral, destacou aos participantes a importância de se trabalhar com mulheres. “Quando qualificamos a mulher no ponto de vista profissional e da cidadania, estamos contribuindo para mudar a cultura da desigualdade, submissão e modificando valores sociais”, ressaltou.

Inclusão Social e Autonomia Social das Mulheres do Acre

O projeto “Inclusão Social e Autonomia das Mulheres do Estado do Acre”, que tem como objetivo desenvolver atividades de qualificação profissional, produtiva e capacitação para a gestão de pequenos negócios e organização social, promovendo a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência intrafamiliar.

O custo total do projeto é de R$ 182 mil, e só foi possível por meio do convênio assinado entre o Estado e a Secretaria de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República. A meta é a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho de 332 mulheres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter