Funtac encerra a primeira edição de Iniciação Científica Júnior

O governo do Acre fará a avaliação do primeiro ano da Iniciação Científica Júnior (ICJ), edição 2012/2013, nesta sexta-feira,18, na Biblioteca da Floresta, às 9 horas, com a presença de estudantes do ensino médio, diretores de escolas públicas e orientadores, entre pesquisadores e professores.

O ICJ é realizado por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é estimular a educação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio com a participação em atividades de pesquisas desenvolvidas e sob a orientação de pesquisadores renomados do Acre.

Para o diretor-presidente da Funtac, Luiz Augusto Mesquita de Azevedo, esta edição do programa superou as expectativas. ”Alcançamos a meta: desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes”, explicou Luiz.

A edição contou com 168 bolsistas, que vão receber certificado. São estudantes de ensino médio de escolas públicas de Rio Branco e de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Porto Acre, Senador Guiomard, Feijó, Manoel Urbano e Bujari. “Os trabalhos serão expostos por 16 alunos e seus orientadores. Assim poderão mostrar o que conseguiram desenvolver”, concluiu o diretor-presidente.

Sobre a Bolsa de Iniciação Científica Júnior

No Brasil, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, conhecida também como BIC Júnior, é uma forma de trabalho de um estudante de ensino médio, em geral de escolas públicas, em que o estudante faz uma pesquisa em troca de conhecimento e pode resultar em dispensa do estágio obrigatório.

Em 2003, o CNPq criou seu próprio programa, denominado Bolsa de Iniciação Científica Júnior, resultando em significativa proliferação da ICJ no ensino médio. O programa funciona por meio de convênios com fundações estaduais de apoio à pesquisa, e recentemente passou a incluir também estudantes de 5ª a 8ª série (CNPq, 2006).

No Acre, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior foi lançado no ano 2003, com o apoio da Funtac e de parceiros institucionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter