Parceria entre Saúde Itinerante e TFD facilita tratamento de pacientes de Cruzeiro do Sul

A iniciativa reúne profissionais preocupados em levar atendimento de saúde às comunidades mais longínquas do Acre (Foto: Onofre Brito/ Secom)

A iniciativa reúne profissionais preocupados em levar atendimento de saúde às comunidades mais longínquas do Acre (Foto: Onofre Brito/ Secom)

O Programa Saúde Itinerante atendeu neste fim de semana no Hospital da Mulher e da Criança, em Cruzeiro do Sul, 236 pacientes provenientes de diversos municípios do Vale do Juruá. Todos estavam agendados para começar tratamento, realizar exames ou consultas no Hospital das Clínicas de Rio Branco e aguardavam na fila de espera no TFD.

Muitos procedimentos foram realizados nas áreas de ginecologia/obstetrícia, cardiologia, oncologia, endocrinologia, dermatologia e neurologia além dos exames de ultrassonografia, preventivo do câncer do colo de útero, colposcopia, cirurgia de alta frequência, eletrocardiograma e exames laboratoriais (bioquímicos, hematológicos, sorológicos,imunológicos, hormonais, urinálise).

O coordenador regional de saúde da regional do Juruá, Charles André, ressaltou a importância da ação para a população do local (Foto: Onofre Brito/ Secom)

O coordenador regional de saúde da regional do Juruá, Charles André, ressaltou a importância da ação para a população do local (Foto: Onofre Brito/ Secom)

As jornadas do Saúde Itinerante costumam sempre ter uma dose de adrenalina. E desta vez aconteceu na sexta-feira, 11, duas mulheres grávidas entraram em trabalho de parto, em Porto Walter, uma delas com o bebê atravessado e perdendo muito líquido. Por sorte havia um avião disponível no aeroporto de Cruzeiro do Sul e a gerente do TFD, Ediná Monteiro, autorizou o vôo a Porto Walter, que serviu ainda para trazer outros pacientes do TFD para serem atendidos pelo Itinerante. As mulheres foram atendidas em Cruzeiro do Sul e passam bem.

O coordenador regional de Saúde da regional do Juruá, Charles André, ressaltou a importância da ação para a população do Juruá: “Há uma demanda reprimida de pacientes do TFD, que aguardavam agendamentos para fazer seus deslocamentos e consultas na capital e esse é um programa que diminui as distâncias para os pacientes que necessitam de atendimento”, comentou.

Boa parceria

Para o coordenador, o diferencial do Programa é  que não são chamados apenas clínico-gerais, mas especialistas de diversas áreas, para que possam fazer um diagnóstico correto dos casos e dar resolutividade.

Cerca de 230 pessoas foram atendidas neste fim de semana pelo Saúde Itinerante em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/ Secom)

Cerca de 230 pessoas foram atendidas neste fim de semana pelo Saúde Itinerante em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito/ Secom)

Ediná Monteiro considera que a parceria entre Saúde Itinerante e TFD diminui os transtornos e o tempo de espera dos pacientes, “Existe toda uma logística para minimizar o tempo de espera do paciente na fila e agilizar a recuperação dele, trazendo os médicos para seu lugar de origem”, explicou.

Pacientes dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Valter também foram atendidos. Para a dona de casa Cidelina de Souza, de Marechal Taumaturgo, que trouxe seu filho, o pequeno Lucas da Silva, de cinco anos, para tratamento, a ação facilita sua vida: “Eu tenho dois filhos, e essa ajuda facilita muito meu trabalho; posso organizar melhor a viagem. Cruzeiro do Sul é mais próximo e tenho parentes para me ajudar”.

A senhora Nilda Ribeiro, de 65 anos, auxiliar de ensino em escola pública estadual, está se tratando de um câncer de mama e fala da oportunidade do acompanhamento em Cruzeiro do Sul: “Desde 2006 trato um câncer. Sair para uma outra cidade dificulta o acompanhamento, mas graças a Deus agora temos profissionais da capital aqui na nossa cidade, facilitando o tratamento”, finalizou Nilda.

O governo do Estado busca promover a inclusão social. A iniciativa que reúne profissionais médicos, de enfermagem e pessoas preocupadas em levar atendimento de saúde às comunidades mais longínquas do Acre representa hoje um dos programas de maior alcance social do governo do Estado. A preocupação é agilizar o tratamento e proporcionar aos pacientes a permanência junto de seus familiares. O médico oncologista Miguel Guizzard mencionou que a principal motivação para esse tipo de trabalho é garantir a periodicidade do tratamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter