Governador Tião Viana e equipe acompanham a recuperação de trechos críticos da BR-364

Raimundo Nonato Souza da Silva comemora a oportunidade de emprego (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Raimundo Nonato Souza da Silva comemora a oportunidade de emprego (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“O maior desafio rodoviário da História do Brasil é a BR-364. Estamos vencendo de mãos dadas com o Juruá.” Com essa motivação, o governador Tião Viana, acompanhado de parlamentares  e secretários de Estado, supervisiona, pela oitava semana consecutiva, o andamento da recuperação da rodovia que liga a capital ao Vale do Juruá. “Chegando próximo de faltar o material, a  gente manda o pedido direto para o governador e ele providencia para não faltar. Com  certeza, a participação dele é primordial,” reforça Kemio Dantas, encarregado de insumos do Deracre.

Nos trechos mais críticos, máquinas atuam para recuperar o asfalto que cedeu. Entre a Ponte do Pensão e o Maracaju, faltavam apenas 2.800 metros de base. “Se não chover, o tratamento deve ser concluído até o início da semana”, garantiu o engenheiro civil, coordenador da obra, Fernando Moutinho. Para concluir o trecho todo faltam menos de 10 quilômetros. Neste verão já foram concluídos 37 km.

Para que os trabalhos sejam mais rápidos, em alguns pontos da rodovia é preciso utilizar equipamentos especiais. Oseias Lopes de Oliveira, responsável pelo trecho 2 entre o Rio Gregório e Acuraua, em Tarauacá explica a função de uma delas, a máquina recicladora, que compacta todo o material de asfalto danificado onde tem buraco e o torna em base. “Aí depois é só acrescentar os tratamentos de brita um e brita zero e o asfalto” finaliza.

Governador vistoria recuperação de trechos críticos da BR-364 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador vistoria recuperação de trechos críticos da BR-364 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Outra  máquina importante é conhecida como MDR, que faz o serviço de três máquinas e aproximadamente de 10 a 15 homens. Para manuseá-la é preciso apenas o operador e o motorista. “É uma máquina que distribui o agregado em tempo rápido e economiza mão de obra”, explica José Expedito “Piauí”, técnico de estrada e encarregado do TSD – tratamento superficial duplo.

Além das máquinas, outro fator importante nesse trecho é a utilização da mão de obra local. É o caso do servente Raimundo Nonato Souza da Silva, que estava desempregado há dois anos. Ele mora próximo, na região do Tauari, há 11 km do acampamento. “Estou muito feliz de ter essa oportunidade aqui”, comemora.

A equipe que acompanha a vistoria constata o comprometimento com a conclusão do asfaltamento.

Equipe acompanha o andamento dos trabalhos na rodovia federal que corta o Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Equipe acompanha o andamento dos trabalhos na rodovia federal que corta o Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O deputado estadual e engenheiro civil, Jamyl Asfury, acompanha de perto a obra e reconhece as dificuldades e o esforço do governo. “Nós temos conseguido avançar porque nós temos também conseguido trazer para cá equipamentos modernos.“

Elson Santiago, presidente da Aleac, comenta “para mim é um prazer, como filho do Juruá, estar participando dessa visita hoje. Nós estamos andando aqui e vendo que está indo muito bem”.

César Messias, vice-governador: “Esse trecho está com seis anos que foi entregue e tem o tráfego pesado em cima dele. Em 124 km, saindo de Tarauacá até o Rio Liberdade, aonde já foi restaurado até Cruzeiro do Sul. A BR, esse ano, com certeza absoluta, vai ficar o ano com melhor qualidade que nós vamos ter dentro de toda sua história vai ser esse ano de 2013  para 2014,” conclui.

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