Exames e palestras são oferecidos no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Cerca de 100 pessoas foram atendidas para testes rápidos de pressão, diabetes e pesagem, no Centro de Rio Branco (Foto: Assessoria Sesacre)

Cerca de 100 pessoas foram atendidas para testes rápidos de pressão, diabetes e pesagem, no Centro de Rio Branco (Foto: Assessoria Sesacre)

Com objetivo de controlar a obesidade no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Associação de Portadores de Obesidade do Acre (Apoac), promoveu atividades de prevenção e promoção à saúde, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Os eventos ocorreram na Praça do Senadinho e no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, nesta sexta-feira, 11.

Na Praça do Senadinho, foi realizada panfletagem com material informativo e educativo, sobre como cuidar da saúde e controlar o peso. Além disso, serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e pesagem foram oferecidos à população. Cerca de 100 pessoas foram atendidas.

De acordo com a gerente da Divisão de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesacre, Disneide Lopes, durante as avaliações, as pessoas identificadas com glicemia e pressão arterial alterada ou aquelas acima do peso, foram orientadas a irem a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, para iniciar o tratamento adequado. Os casos considerados graves foram encaminhados a unidades de emergência da capital.

Rosimeire Melo emagreceu 10 quilos em seis meses de participação das atividades da Apoac (Foto: Assessoria Sesacre)

Rosimeire Melo emagreceu 10 quilos em seis meses de participação das atividades da Apoac (Foto: Assessoria Sesacre)

O autônomo Raimundo Cavalcante Oliveira, 57, participou da avaliação e comentou que era a primeira vez que fazia o exame. Ele disse que ficou feliz em saber que está com a saúde em dia e parabenizou a iniciativa dos organizadores da ação.

“Isso, sim, é um serviço de grande importância para a população, pois muita gente não tem acesso a esse tipo de informação, e às vezes também não temos tempo de ir ao médico devido à correria do dia a dia”, contou Oliveira.

Rosimeire Melo faz parte da Apoac há seis meses e afirma que os resultados estão sendo positivos. “Quando entrei na associação, eu pesava 84 quilos e, de acordo com o médico, estava obesa e precisava perder peso imediatamente, pois estava com minha saúde comprometida. No início foi difícil, mas, com a prática de exercícios e com a reeducação alimentar, consegui emagrecer 10 quilos”, relatou.

Vida saudável

“Pilares de uma vida saudável” foi a palestra ministrada pela nutricionista Kátia Rech, na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório do HC de Rio Branco. Cuidados com a alimentação, com o corpo e a mente foram os temas discutidos. A apresentação foi feita aos membros do grupo de obesidade do HC.

“Pilares de Uma Vida Saudável” foi o título da palestra ministrada pela nutricionista Kátia Rech, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto:Assessoria Sesacre)

“Pilares de Uma Vida Saudável” foi o título da palestra ministrada pela nutricionista Kátia Rech, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Assessoria Sesacre)

Para a palestrante Kátia Rech, o lado emocional é o mais importante no tratamento de pacientes obesos, pois, primeiramente, eles têm que aceitar que estão doentes para que haja uma evolução no caso. “Existe uma relação emocional e mental na hora de comer – se a pessoa está desequilibrada, isso irá refletir em suas refeições”, alertou a nutricionista.

Rech afirmou, ainda, que existem um bilhão de pessoas com sobrepeso e 300 milhões de obesas no mundo. Segundo a psicóloga Silvana Armani, 15 mil pessoas de todo o Estado estão inscritas no grupo.

As atividades que o grupo de obesidade do HC desenvolve consistem em reuniões com os pacientes acima do peso e os familiares. O grupo recebe o suporte de especialistas, como psicólogo, nutricionista, endocrinologista e fonoaudiólogo. As reuniões são feitas em uma sala da gerência de ensino do HC. Qualquer pessoa que estiver acima do peso pode participar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter