Na manhã desta quarta-feira, 9, gestores e trabalhadores de saúde estiveram reunidos com os representantes dos sindicatos dos trabalhadores de saúde para instituir a Mesa Estadual de Negociações Permanentes do SUS (Mesa SUS/AC). O intuito da Mesa SUS/AC é promover diálogo e mediação de conflitos, além de atuar na modernização das relações de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A mesa será composta pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), Secretaria de Estado de Articulação Institucional (SAI), além dos representantes dos vários sindicatos que representam médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros trabalhadores da saúde.
Evandilson Alves, representante dos sindicatos dos Enfermeiros, dos Agentes de Saúde e dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, espera que com a iniciativa, possam ser discutidas e implementadas melhorias para os trabalhadores em saúde.
Segundo o deputado estadual Eduardo Farias, a implantação da mesa é uma conquista dos servidores. “É uma forma democrática, transparente, de discutir as questões que vão desde as condições de trabalho às questões salariais, além da melhoria das condições de saúde para a população, como também para o trabalhador”, explicou.
A intenção dos componentes da mesa é estabelecer um fórum de discussão permanente entre trabalhadores, gestores, prestadores de serviço e representantes de classes, para debater sobre as relações de trabalho.
“Nós precisamos buscar todas as estratégias possíveis para melhorar as condições das relações de trabalho, pois o servidor é fundamental para o bom funcionamento do sistema de saúde. Se ele estiver satisfeito, com certeza fará seu trabalho com qualidade”, comentou a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.
Suely afirmou, ainda, que a instalação do fórum permanente é uma forma de evitar as greves. “Ceder um espaço como esse para que os trabalhadores possam opinar, reivindicar seus direitos, discutir, é uma forma de estreitar as relações e traçar uma política que atenda de fato os anseios de todos os grupos de trabalhadores da saúde”, finalizou.