O governador Tião Viana teve um café da manhã especial nesta quarta-feira, 9, com os mais de 450 policiais militares e bombeiros em formação no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça Francisco Mangabeira (Cieps). Tião Viana teve a oportunidade de conhecer os alunos e saber como eles estão se preparando para exercer cargos de comprometimento e confiança da população.
Ao todo, são 241 novos bombeiros e 225 novos policiais militares, que começaram o curso preparatório em junho deste ano e devem se formar até dezembro, com data final para serem efetivados até o começo de fevereiro de 2014.
“Uma estrada se abriu e por onde vocês vão trilhar? Aonde vocês querem chegar? Quem pensa ‘o que eu posso fazer por mim?’ sem dúvida é um vencedor. Não há história de um campeão que não tenha feito um enorme esforço”, disse o governador.
Atualmente o Corpo de Bombeiros tem 321 militares em todo o Acre. Dos 241 novos soldados a fazer parte da corporação, 130 irão atuar no interior do Estado – os demais ficarão em Rio Branco. Já os 225 novos soldados da Polícia Militar devem atuar principalmente para equilibrar as delegacias dos municípios do interior. Apenas 60 ficarão na capital acreana, enquanto os demais serão remanejados.
Para o secretário de Segurança Reni Graebner, a formação desses novos alunos é um verdadeiro símbolo dos investimentos do governo do Estado na segurança pública. “Com esse investimento em seres humanos e em equipamentos, estamos avançando na segurança pública. É um fortalecimento para trazer maior sensação de segurança para a nossa sociedade”, disse Reni.
A diretora do Cieps, Gisele Gadelha, ressalta os investimentos que foram feitos ao longo dos anos, não só na capacitação de novos soldados e oficiais do quadro, como as conquistas salariais, como o Risco de Vida, por exemplo. Para a soldada em formação Elisangela Barros, esse momento é uma conquista. “É maravilhoso ter uma estabilidade, e essa profissão militar é muito gratificante. Um verdadeiro motivo de orgulho.”
Galeria de imagens