Saúde da Mulher é tema de seminário em Cruzeiro do Sul

Miriam Souza, responsável pelo projeto do MS, conta que foram selecionados dez municípios em todo o território nacional para receber o seminário (Foto: Onofre Brito)

Miriam Souza, responsável pelo projeto do MS, conta que foram selecionados dez municípios em todo o território nacional para receber o seminário (Foto: Onofre Brito)

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza a partir desta segunda-feira, 7, até quarta, 9, em Cruzeiro do Sul, o “Seminário para Elas”, com apresentação do Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. Além da equipe da UFMG e do Ministério da Saúde, participam gestores municipais e gestores do governo do Estado.

Miriam Souza, responsável pelo projeto do MS, conta que foram selecionados dez municípios em todo o território nacional para receber o seminário. O objetivo é capacitar profissionais, produzir conhecimento material e discutir com a equipe local a rede de atenção à mulher em situação de violência no município e na microrregião que compreende, além de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Jordão, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. “Vamos discutir a rede de atenção existente na região e o que falta para ela estar realmente funcionando, o que precisa em termos de saúde da mulher, o que a equipe de saúde faz ou tem que fazer.”

O “seminário para elas” acontece de 7 a 9 de outubro em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

O “Seminário para Elas” acontece de 7 a 9 deste mês, em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

A médica chama atenção de que não apenas a saúde tem uma rede de proteção: “Não é apenas a saúde que dá conta da complexidade do atendimento da mulher em situação de violência; tem a educação, tem o judiciário, tem a segurança, então é o envolvimento dessas redes, sempre puxada pela saúde, para discutir o que realmente precisa fazer, o que precisa instalar naquele local”.

A escolha de Cruzeiro do Sul foi feita pela Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal. O território Vale do Juruá está inserido entre os 10 territórios da cidadania. Foram vários critérios utilizados para a escolha: o potencial para organização de redes de proteção, o fato de ser um município polo e um tipo peculiar de população.

{xtypo_rounded2}

Programação do Seminário

Data: 07 a 09 de outubro de 2013

Local: Seminário Menor

Segunda-feira – 07 de Outubro

8:00 às 8:45 – Credenciamento

9:00 – Abertura

10:00 – Apresentação do Projeto: Equipe da UFMG

11:00 – Questionários

12:00 – Almoço

14:00 – Grupos Focais Participantes: todos da saúde

15:30 – Lanche

16:00 às 18:00 – Discussão e análise da situação (Momento Explicativo)

18:00 – Visita ao hospital pela equipe da UFMG/MS

Terça-feira – dia 08 de outubro

8:30 horas – Elaboração do Plano de Atuação (Momento Estratégico e normativo)

12:00 horas – Almoço

13:00 – Continuidade dos trabalhos

15:00 horas – Lanche

16:00 às 17:30 horas – Encaminhamentos

(Atividade exclusiva com equipe do hospital no horário da tarde).

Quarta-feira – 09 de outubro

8:30 – Exposição dialogada – Atenção à mulher em situação de violência sexual;

10:00 – Lanche

10:30 – Encerramento com apresentação do plano de trabalho.

Manhã – programação exclusiva com a equipe do hospital{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter