Na sexta-feira, 4, foi realizada a abertura da Caravana de Cultura e Humanização de Porto Acre. O evento foi realizado no Centro de Florestania da cidade e contou com a presença de varias autoridades, principalmente dos servidores do Núcleo de Educação.
A equipe da caravana realiza nos municípios, durante dois dias, oficinas que trabalham e estimulam a cultura e a humanização, seja no ambiente de trabalho ou em casa, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Visa estabelecer com a comunidade local, um canal que servirá de elo permanente para ações articuladas no presente e no futuro. A Caravana quer valorizar práticas culturais, artísticas e de humanização nas cidades e levar as políticas públicas do Governo do Povo do Acre.
“A educação presente no projeto, valoriza a diversidade cultural local, criando um intercâmbio da escola com produções e produtores de cultura na sociedade. Os desafios, contudo, são muitos e continuam postos, e cabe a todos, engajar novas aproximações possíveis.”, destaca Elineide Meireles, Diretora de Humanização.
Em todos os municípios por onde a Caravana já passou, a educação se fez presente como parceiro do projeto, trabalhando no desafio da construção de uma educação humanizada e humanizadora.
“A Caravana chegou para acordar toda Porto Acre, no ponto de vista cultural, veio pra fazer a diferença nos proporcionando uma nova visão de trabalho a cultura e a humanização no nosso dia a dia”, destaca Adalberto Martins, coordenador pedagógico.
O projeto da Caravana levanta reflexões como estímulo e sensibilização artística envolvendo os espaços de leitura dos municípios ajudando a difundir os seus serviços. Trabalhando a cidadania, a integração, a sensibilização e motivação dos gestores, servidores e usuários, com foco na humanização do atendimento.
“Esse projeto é uma oportunidade, que nós servidores, temos de refletir sobre nossas ações, seja ela na educação, na cultura ou na humanização, penso que essa três questões tem que caminhar sempre juntas para o desenvolvimento de uma sociedade”, diz Getúlio Policarpo coordenador de ensino do núcleo de educação de Porto Acre.
Semana do Servidor 2013
A Caravana de Cultura e Humanização pausa suas atividades durante o mês de outubro para a realização da Semana do Servidor 2013. A programação inclui cursos, palestras e oficinas voltados para os aspectos comportamentais da gestão, miniolimpíadas de jogos de mesa, atividades físicas ao ar livre, city tour além da Cicleata Rio Branco Night Bike, do Sarau e do Baile do Servidor.
As atividades artísticas e lúdicas agendadas proporcionam espaços de relacionamento interpessoal entre gestores, servidores e usuários. Para mais informações e inscrições para o sarau consulte (http://www.humanizaacre.