Nesta quinta-feira, 3, o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacir (IDM), formou 90 profissionais da área de saúde bucal, contribuindo para o aumento da escolaridade, resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida e da assistência à saúde oferecida no Estado.
A formatura das turmas de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal ocorreu no Anfiteatro do Hospital das Clínicas, às 19 horas, com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, a coordenadora da Escola Técnica em Saúde Anna Abreu e autoridades locais.
A formação se deu com as parcerias das secretarias estadual e municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Educação e Esporte e prefeituras de Rio Branco, Senador Guiomard e Plácido de Castro.
Os auxiliares em Saúde Bucal (ASB) são profissionais do serviço que buscam qualificação e aperfeiçoamento. Os técnicos em Saúde Bucal (TSB) não são efetivamente do serviço, cuja formação objetiva seu ingresso no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e o requisito para o acesso ao TSB é ter inscrição no CadÚnico.
A maioria dos TSBs mencionou que já conseguiu trabalho na área de formação, seja em consultórios particulares ou na rede pública de saúde.
Joélia da Silva, moradora do bairro Alto Alegre, formanda de técnico em saúde bucal, disse que sempre trabalhou como empregada doméstica. “O governador deu essa oportunidade e eu não desperdicei. Passei no concurso do Pró-Saúde e hoje trabalho na UPA do Tucumã. Mudei de vida. Nunca é tarde para buscar melhoras, afinal, sou mãe de quatro filhos e responsável pelo sustento deles”, disse.
Francisca Santos, moradora do bairro Vitória, formanda de auxiliar em saúde bucal, disse: “Trabalho numa escola pública estadual, oriento as crianças quanto à higiene bucal. A escola dispõe de consultório odontológico, e quando é necessário encaminho as crianças para o dentista. Recuperamos todos os dentes possíveis. Com a formação, meu trabalho ficou mais qualificado”.
“O governador visa melhorar cada vez mais o atendimento em saúde do Estado. Os novos profissionais devem atuar focando a humanização no atendimento, com responsabilidade e humildade no trato com as pessoas, contribuindo para a qualidade de vida e melhoria da saúde de todos”, salientou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.