Fórum Comunitário de Segurança Pública é realizado na 3ª Regional

O Fórum Comunitário de Segurança Pública é o ambiente permanente de comunicação com a comunidade para respostas eficazes (Foto: Angela Peres/Secom)

O Fórum Comunitário de Segurança Pública é o ambiente permanente de comunicação com a comunidade para respostas eficazes (Foto: Angela Peres/Secom)

Na tarde desta quinta-feira, 3, foi realizado mais um Fórum Comunitário de Segurança Pública, no auditório do escritório da regional da Baixada do Sol. A reunião teve como foco a eleição dos novos coordenadores, que são moradores e lideranças da comunidade que vão ter um papel atuante e colaborativo junto à segurança pública.

“Os Fóruns Comunitários de Segurança Pública são ambientes permanentes de discussão, espaço para tirar dúvidas e obter esclarecimentos. Os coordenadores serão capacitados para ser pessoas referência no bairro, colaborando com os coordenadores das regionais de segurança do município,para orientar a política de segurança pública”, destaca o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner.

O comandante da 3ª Regional, major Teles, explica que o Sistema Integrado de Segurança Pública se disponibiliza para a comunidade, e isso possibilita uma resposta mais eficaz: “Nós ouvimos o que a comunidade precisa e nos reunimos com a presença do delegado, do comandante da Polícia Militar da regional, das autoridades e instituições. Essa é uma oportunidade para os gestores da segurança pública poderem reestruturar o planejamento operacional”, explica.

A 3ª Regional de Rio Branco é composta de 17 bairros e dois conjuntos habaitacionais, com uma média de 80 mil moradores. O presidente do bairro Sobral, Sebastião Souza, comenta que entende a importância dessas discussões. “Porque a gente pode trabalhar junto: comunidade e segurança. Então podemos traçar melhorias para nós”, enfatiza.

O representante do bairro João Eduardo I, João Wellington, afirma: “É importante para a comunidade procurar os meios legais e comunicar às autoridades o que estamos precisando no bairro, como, por exemplo policiamento. Então eles mostram que estão presentes na comunidade, e nós nos sentimos mais seguros por termos essa resposta da segurança”.

Disque Denúncia

Uma nova ferramenta à disposição da comunidade é o Disque Denúncia. Os números são 181 e 197. O atendimento é 24 horas e não é necessária a identificação.

“Todas as denúncias são recebidas pela Secretaria de Segurança Pública e são feitas averiguações para confirmar a veracidade das informações. Então, são encaminhadas para as autoridades para apurar o caso. Esse é um canal de comunicação para que sejam tomadas medidas pontuais em combate à violência e prevenção”, destaca Graebner.

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