O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), deu início ao Programa Nacional CapacitaSUAS, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A aula inaugural foi realizada na tarde de quarta-feira, 2, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), com a presença de autoridades, alunos do curso de Serviço Social e trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que atuam no Estado.
No Acre, a estimativa é capacitar 250 trabalhadores do SUAS dos 22 municípios que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Centro POP e nos serviços de acolhimento institucional das equipes volantes das secretarias municipais e estaduais de assistência social.
O assistente social Reginaldo Maia, que trabalha no Creas de Plácido de Castro, fala da importância do programa para a prestação dos serviços à comunidade. “Existe certa carência na oferta de qualificação profissional aos trabalhadores que atuam no interior. Os cursos que serão ministrados por meio do CapacitaSUAS virão suprir essa lacuna, valorizando os profissionais e melhorando a atenção aos usuários”, destacou.
A gestão compartilhada entre as três esferas de governo permitiu a efetiva implantação de um programa de capacitação da Assistência Social. Em 2012, o governo federal, por meio do MDS, repassou ao governo do Estado R$ 218 mil para a realização da primeira etapa do CapacitaSUAS.
“A partir desse co-financiamento, é instituído de fato o princípio da Educação Permanente na Política Pública da Assistência Social”, disse José Cruz, coordenador da Gestão do Trabalho do MDS.
Essa nova engenharia no processo de formação e capacitação para os trabalhadores, com princípio pautado na Educação Permanente, institui um aprimoramento na gestão do SUAS, assegurando mais qualidade na oferta dos serviços e benefícios para a população, que requer do Estado proteção social.
A representante dos trabalhadores, Rosa Luiza, comenta que esse é um grande momento, esperado pelos trabalhadores, que têm muito a aprender. “Estamos numa nova fase do SUAS de aprimorar a gestão, dando ênfase ao seu aspecto mais estratégico: o de aperfeiçoar a qualidade da oferta dos serviços.”