A equipe nacional do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs) estará, entre os dias 1º e 3 de outubro, em Rio Branco, realizando uma visita aos Cievs estadual e municipal da capital, no intuito de apoiar a rotina das atividades de monitoramento.
Em virtude dessa visita, a Divisão Estadual de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fará uma reunião no dia 1º, das 12 às 18 horas, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com todas as áreas que compõem o DVS.
A Secretaria de Vigilância em Saúde da Presidência da República desenvolve, em todo território nacional, o apoio às secretarias estaduais e municipais de saúde, investindo na estrutura da rede de informação estratégia e resposta em vigilância em saúde, rede Cievs.
Essa rede é composta por centros, com estrutura técnico-operacional, voltados para detecção das emergências de saúde pública, avaliação contínua de problemas de saúde que possam constituir emergência de saúde pública, gerenciamento, coordenação e apoio às respostas desenvolvidas nas situações de emergência.
Entenda a função do Cievs
O Cievs tem por finalidade ampliar a capacidade de existência de detecção e resposta a toda emergência de saúde pública de importância nacional e internacional, e é considerada uma ferramenta fundamental para o enfrentamento de pandemias.