Funtac recebe prêmio de melhor tecnologia social da Região Norte

A experiência de produção sustentável da Natex foi premiada pela Finep (Foto: Arquivo Secom)

A experiência de produção sustentável da Natex foi premiada pela Finep (Foto: Arquivo Secom)

A cadeia produtiva de preservativos masculinos confeccionados a partir do látex nativo na fábrica Natex, em Xapuri, foi o motivo da premiação conferida à Fundação de Ciência e Tecnologia do Acre (Funtac) pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com o título “Produção Industrial, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”, a Funtac apresentou a experiência de produção sustentável da Natex ao Prêmio Regional de Inovação Finep.

O Prêmio existe desde 1998 e é considerado o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no país. Na edição deste ano, o prêmio recebeu 570 inscrições de projetos, dos quais 73 foram considerados aptos a disputar a premiação e 28 foram selecionados. Como prêmio, a Funtac receberá R$ 200 mil, no próximo dia 13, em Brasília, quando concorrerá também ao prêmio nacional.

“O reconhecimento é um símbolo da política de desenvolvimento sustentável, inclusão social, valorização e preservação da floresta. Essa é a política do governo do estado e o apoio do governador Tião Viana que tem sido fundamental para sucesso do projeto” afirmou Luiz Augusto de Azevedo, diretor da Funtac.

Há cinco anos a Natex produz preservativos masculinos de alta qualidade, feitos a partir do látex nativo. Trabalham com a extração da matéria-prima 700 famílias, e 179 funcionários produzem cem milhões de camisinhas por ano, que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde para toda a Região Norte.

“O próximo desafio é duplicar a capacidade de produção de camisinhas e fabricar outros produtos que também tenham como matéria-prima o látex, como a camisinha feminina e as luvas descartáveis. Aumentando a produção aumentaremos também a quantidade de emprego e renda”, avalia Luiz Augusto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter